sábado, 14 de junho de 2014

A GUERRA DOS UNIFORMES

A Fifa, no seu jeito pentelho de ser, a partir de critérios mais do que duvidosos, faz exigências estranhas quanto aos uniformes que as seleções devem usar. Assim sendo, provavelmente o Brasil terá que fazer um ou mais jogos com seu uniforme “ovo frito”: camisa amarela, calção e meias brancas.

Que, coincidência, foi como a Colômbia apareceu hoje contra a Grécia. Cuja, veio com um uniforme muito legal, com gola e um layout mais tradicional.

Mais um bom jogo com o Mineirão, lindão, lotado de camisas amarelas colombianas.
Aliás, até agora, nada a reclamar da qualidade dos jogos nesta Copa. Muitos gols, a arbitragem competindo com os artilheiros, mas, bem melhor do que 2010 quando, nos 16 primeiros jogos tivemos 25 gols - 1,56 por jogo. Até agora tivemos, em 5 jogos, 18 gols – 3,6 por jogo.

A relação dos fabricantes por país é esta aí embaixo com a Nike liderando - 10 países, seguida por Adidas com 9 e Puma com 8.

(O uniforme da Alemanha é uma jogadinha rasteira de marketing visando ganhar a simpatia da nação rubro negra. Comigo, é claro, deu certo. Sou Chuváinstáiguer desde pequeno.)
Nike (EUA) – Brasil, Croácia, Holanda, Austrália, Grécia, Inglaterra, França, Portugal, EUA, Coréia do Sul
Adidas (Alemanha) – México, Espanha, Colômbia, Japão, Argentina, Nigéria, Alemanha, Rússia, Bósnia
Puma (Alemanha) – Camarões, Chile, Costa do Marfim, Uruguai, Itália, Suíça, Gana, Argélia
Lotto (Itália) – Costa Rica
Marathon (Equador) – Equador
Joma (Espanha) – Honduras
Uhlsport (Alemanha) – Irã
Burrda (Suíça) – Bélgica


 

2 comentários:

  1. Tive o privilégio de estar presente ao jogo entre Colômbia e Grécia no Mineirão, quando pude observar uma maravilhosa confraternização de torcidas. Ninguém se sentia inimigo do outro, até muito pelo contrário. Torcedores gregos, paramentados de soldados espartanos, tiravam fotos com colombianos vestidos com suas perucas coloridas de amarelo. A Ola rodou o estádio por cinco vezes, e me penitenciava por não ter uma câmera comigo. O clima era de uma quermesse. Todos tomaram cerveja à vontade, a dez reais o copaço (nada absurdo), e ninguém brigou, o que prova que a animalidade não surge do álcool, e que civilidade não existe somente na Europa. Parabéns a este povo colombiano, de pura simpatia, e que entende o futebol somente como uma festa. Foi uma das melhores coisas que fiz nos últimos tempos.
    Vitor Lemos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é muito legal, mesmo!
      É como falei em algum lugar (já tô meio confuso): jogo de Copa, até Irã 0 X 0 Nigéria, é uma festa com vibração e alto astral.

      Excluir