terça-feira, 4 de agosto de 2009

CRÔNICAS TAILANDESAS - 2

O REINO DAS CORES
Paulo Emílio de Medeiros

Durante dois anos, até o segundo semestre de 2008, a Tailândia foi um verdadeiro reino das cores. Muitas cores. Começou assim:

Na Tailândia, cada dia da semana tem uma cor:
domingo - vermelho;
segunda-feira - amarelo;
terça-feira - rosa;
quarta-feira - verde;
quinta-feira - alaranjado;
sexta-feira - azul;
sábado - roxo.

Aparentemente trata-se de tradição antiga, ligada ao hinduísmo. Várias pessoas - sobretudo mulheres - vestem-se a cada dia na cor a ele correspondente.

Em 2006, comemorava-se o 60º aniversário da ascensão ao trono do Rei Bhumibol Adulyadej (ou Rama IX), imensamente respeitado pelo povo tailandês. É o soberano reinante há mais tempo no mundo, atualmente, e o de mais longo reinado em toda a história tailandesa. Como nasceu numa segunda-feira, sua cor é o amarelo. Para homenageá-lo, o povo passou, em massa, a vestir roupas de cor amarela, naquele dia da semana.

Bangkok tornou-se uma cidade amarela nas segundas-feiras. Passava-se ao lado de um ônibus às seis da tarde e via-se mais de 90% dos passageiros vestindo uma camisa ou blusa amarela. No metrô, no trem elevado, nos elevadores, nas lojas, a mesma coisa. Aos poucos, mesmo nos demais dias da semana, o amarelo tornou-se a cor mais comum. Camisas pólo amarelas passaram a ser a roupa mais vista, usada por homens e mulheres, e às vezes substituindo a camisa social dos homens, mesmo com terno.

Tornou-se um costume simpático e igualitário: uma camisa pólo amarela é uma camisa pólo amarela, seja ela comprada numa loja chique ou numa banca de camelô; seja vestida por um feirante, por um ministro ou por um apresentador de televisão. As próprias camisas sociais passaram, com freqüência, a ser amarelas, algumas com o brasão do rei. Gravatas amarelas foram também incorporadas ao vestuário masculino, com ou sem brasão. Para as mulheres, vestidos de seda amarela tornaram-se o mais elegante para ser usado em festas.

Tudo culminou em junho, quando imperadores, reis, rainhas, sultões, emires ou príncipes de todas as monarquias do mundo - européias, asiáticas, africanas e até do Pacífico Sul - compareceram a Bangkok para a celebração final dos 60 anos de reinado do soberano tailandês. A foto oficial da festa é impressionante e é encontrada em quase todas as casas tailandesas (e na minha também).

Mas o festival de cores não ficou só no amarelo. Depois eu conto...

4 comentários:

  1. Prezado Paulo Emílio, que história interessante! Eu ia adorar entrar neste clima de usar uma cor a cada dia da semana. Pelo que entendi, ainda vale como charme e elogio ao povo desembarcar em Bangkok numa segunda vestinha de amarelo. Tô certa?

    ResponderExcluir
  2. Méri,com certeza! O vestir na cor do dia é uma grande brincadeira. Brincar de seguir o código. Os tailandeses certamente vêem isso no estrangeiro como homenagem ou demonstração de respeito e interesse pela cultura deles. Quanto ao amarelo especificamente, andou meio abalado alguns meses, conforme você poderá ver em uma próxima "Crônica", mas já está se recuperando...

    ResponderExcluir
  3. Vamos aguardar e dar "ibope" nesta página!

    ResponderExcluir
  4. Que legal Paulo Emílio, muito interessante!
    Até pensei em colocar mais cor na minha vida, depois de ler seu post!
    Abraço.

    ResponderExcluir