terça-feira, 14 de julho de 2009

LAURINDA

Se dá certo com a "Rêdi Grobo", com a IURD e com a Íris Abravanel, vâmu nóis tamém!
NOVELINHA EM CINCO CAPÍTULOS.
Quem suportar até o final está apto a assistir até as mexicanas.

São Cristóvão, Olaria, Bonsucesso.
Parece até campeonato carioca da segunda divisão mas é o trecho que estou seguindo pela avenida Brasil afora, um sol de rachar, ar condicionado estragado, vento quente entrando pela janela da Van, gente espremida nos bancos, conversas disparatadas, motorista irritado, enfim, tudo o que pode ser chato, desagradável e desconfortável está sendo.
Me pergunto: “O-quê-queu-tô-fa-zen-do-nes-se-dis-co?”


O fato é que tudo começou com a melhor das intenções (e delas o inferno está cheio): ajudar uma deliciosa senhorinha necessitada. Claro que elas, as intenções, envolviam, além da satisfação que as boas ações produzem, a expectativa de envolvimentos outros, em travesseiros, lençóis, banheiras de hidromassagem e toda a parafernália dos motéis que gritam prazeres incontidos ao longo desse longo caminho.

Parada de Lucas, Irajá, Coelho Neto.
Alguns passageiros descem mas entram outros iguais ou piores.
-Aí, xará! Vai uma laranjada?
-Não, obrigado.
-É só dôrreal.
-Tô a fim não.
-Falô, qué ficá cum sede é pobrema seu.
E o afável cidadão se vira, amuado, para a mocinha com cara de atendente de supermercado que está quietinha no seu canto. -E aí, gatchinha, indo praonde?
A gatchinha resmunga qualquer coisa, vira a cara e o afável desiste, provando que Deus existe.
Volto a remoer minhas dores.
A deliciosa senhorinha, codinome Laurinda, estava num bar do centro, local de happy-hour yuppie onde, após alguns minutos já estávamos trocando confidências e coincidências de pensamentos.
-Pô, sabe que rola uma energia legal entre nós?
-Também estou achando. Deve ser um lance cármico.
Essa eu tinha escutado há pouco tempo e encaixou certinho.
Resumindo, ela morava com a mãe em Laranjeiras e trabalhava em Itaguaí. Como uma nuvem, flutuou pela minha cabeça a suave suspeita de se tratar de uma consumada masoquista, pois Itaguaí fica mais longe do que a Indochina. Entretanto, mais suaves do que as suspeitas, suas mãos acariciavam mansamente o meu braço. Mais um pouco de energia positiva>beijinho, ascendentes>mordidinhas-na-orelha, lua em Urano>dançando-coladinho, poder dos cristais>beijo-de-língua e eu já estava definitivamente arpoado.

Fazenda Botafogo, Guadalupe, Deodoro.
Três horas da tarde, horário de verão, asfalto derretendo, tudo parado. Blitz.
Armados para a mãe de todas as guerras, os bravos mantenedores da lei e da ordem provocam, no Rio, um engarrafamento digno de São Paulo debaixo de chuva.
-Sabe, amanhã é um dia importante pra mim, preciso dormir cedo.
-Quêisso, com você, todos os dias são importantes. (Eu estava bem no jogo...)
-Bobinho! É que amanhã eu tenho que entregar um plano de ação na Secretaria de Obras e preciso revisar tudo. Sabe, tem que ficar tudo bem feito.
-Eu reviso com você.
-Jura? (Jurei e dancei.)
-Então faz assim: vamos passar lá em casa, te dou os papéis e nos encontramos em Itaguaí amanhã à tarde. Tenho que entregar às 4 horas. Depois estou livre...
A idéia de revisarmos juntos foi docemente ignorada (-Vamos tomar a saideira?) e, navegando nas nuvens diáfanas das promessas implícitas, lá fui eu pra Laranjeiras e depois pra casa com um calhamaço de papéis debaixo do braço.

Realengo, Bangu, Vila Kennedy.
OS MORADORES DA VILA KENNEDY AGRADECEM AOS POLÍTICOS POR 35 ANOS DE ENCHENTES SEM NENHUMA PROVIDÊNCIA TOMADA.
Este cartaz, na beira da Avenida Brasil é mais contundente do que qualquer reportagem investigativa das nossas vigorosas revistas semanais. Mas, divago.
Era muita coisa. Atravessei a noite cortando, reescrevendo, tentando entender aquele palavrório que não iria servir para coisa nenhuma a não ser, é claro, como meu passaporte para as delícias que se desenhavam no horizonte. Durante a madrugada, pensamentos impuros me assaltavam: - Mulher nenhuma vale isso, vou dormir e que se dane. - Que sinônimo posso usar para “outrossim”? - Mas ela é muito boa... - Por que eu não fui pra outro bar? - “Tarifas redimensionadas”! É muito cinismo - Mas como é cheirosa...

Santíssimo, Campinho, Itaguaí.
Dezprasquatro, putz, não posso me atrasar.
-Por favor, onde fica a Secretaria de Obras?
-Primeira à esquerda e mais dois quarteirões.
-Falô, ‘brigado.
Que calor! E agora? Cadê a Laura? (bem melhor que Laurinda e ela não reclamou)
Pô, quatroemeia! Eu sabia que esse negócio não ia acabar bem. Meu carro pifando logo de manhã, agora aqui todo suado, com sono e por que ela não atende a porra do celular? Quinzeprascinco. Vou matar essa infeliz. Não. Vou é jogar essa papelada no lixo e sumir.
Brancos e macios, os braços surgem por trás e me envolvem.
A voz quente sussurra no meu ouvido.
-Que bom que você está aqui!
-Pôxa, o que aconteceu? E a sua reunião? Toma o relatório, será que ainda dá tempo?
-Sabe, eu me enganei, a reunião é depois de amanhã.
-Mas por que não me avisou? Passei a noite toda por conta dessa maldita revisão!
-A bateria do celular acabou. Puxa, você foi tão legal, cadê seu carro?
-Hmghrglglhmm...
-Ótimo, então vamos no meu.
A fumaça do cigarro se espalha no espelho acima.
Sei não... Acho que essa mulher é maluca. Errar por dois dias uma reunião... Confiar assim num cara que ela acabou de conhecer... Tá certo, ela falou que temos uma combinação muito positiva de energia... Aliás, energia é o que ela tem de sobra...
E vai ser cheirosa assim lá em Itaguaí!

Um comentário:

  1. Denise Sóllami disse...
    Sacanagem, mas a vida é assim: se vc quisesse, ela é que ia acabar com uma tarefinha... e mais nada!

    16 de julho de 2009 21:16
    Anônimo disse...
    Calma que vem mais... rs
    Abs,
    Tiago.

    16 de julho de 2009 21:30
    Alice disse...
    Tiago,
    tudo bem?
    Vim aquii pelo blog do Fernando!
    Iradooooo!!
    Tesxtos bem legais e vc mto simpático pelo qie percebi nos comments!!
    A blogosfera é bem diversificada,vc vai gostar,bem vindo!!
    Beijos!
    www.aliceeventos.blogspot.com

    17 de julho de 2009 01:14
    Alice disse...
    Tiago,
    Me faz um favor?
    Desconsidere o comments acima pq está cheio de erros de digitação,pareço uma analfabeta digitando! rs
    Gostei mto daqui, vim pelo Fernando Cals!
    Beijos!

    www.aliceeventos.blogspot.com

    17 de julho de 2009 01:17
    Tiago Cruz disse...
    Ô Alice, fica tranquila.
    Obrigado e "volte sempre".
    Abs,
    Tiago.
    obs.: grande Fernandão!

    17 de julho de 2009 09:16

    ResponderExcluir