quarta-feira, 22 de julho de 2009

FICA VERMELHA, CARA SEM VERGONHA!

Dois rápidos retratos da "curtura" brasileira:

1. Gilberto Dimenstein, mês passado na Folha de S. Paulo
(conforme oportuna dica do meu amigo Alcione)
Giulia Olsson tem 14 anos e estuda no ensino médio na Flórida. Nos últimos meses, ela vendeu limonada na rua, lavou carros, disparou e-mail por várias partes do mundo para arrecadar dinheiro destinado à orquestra sinfônica de Heliópolis, a maior favela de São Paulo. Conseguiu levantar R$ 30 mil. Giulia está, nesse momento, ensinando violino para as crianças da sinfônica e vai se apresentar na Sala São Paulo.
É uma lição para celebridades como Ivete Sangalo e Caetano Veloso, entre outras celebridades brasileiras, que vêm conseguindo dinheiro público para seus shows. Todas essas celebridades fariam melhor a elas mesmas e ao país se, como Giulia, pelo menos compartilhassem suas experiências com estudantes.
Enquanto uma menina de classe média se empenha em ajudar uma comunidade, transformando dinheiro privado em ação pública, a Lei Rouanet tem permitido o contrário - dinheiro público voltado a interesses privados.

2. Régis Bonvicino no Ig
Lamento, José Miguel Wisnick, mas, não me refiro a Gilberto Gil, que, em suas aulas na Faculdade de Letras da USP, você insiste em “ensinar” aos seus alunos, em vez de estudar Murilo Mendes, João Cabral de Melo Neto, Carlos Drummond de Andrade ou Haroldo de Campos - poetas que, de fato, construíram parte do que se entende por poesia (e cultura erudita) no Brasil. Lamento professor não falar de MPB - a “arte” dos pobres de espírito, daqueles que - ainda - preferem Caetano Veloso (argh!) a Fernando Pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário