quarta-feira, 4 de maio de 2016

TRADUÇÕES

Manchete de hoje no Jornal da Paraíba:

Cida Ramos “risca faca” e chama Luciano Cartaxo para a “briga”
O motivo é bem simples: para crescer politicamente, ela precisa polarizar a disputa com o gestor de plantão, o mesmo que foi tentado sem sucesso pelo seu antecessor na disputa, João Azevedo, que abandonou a disputa porque não conseguia crescer nas pesquisas internas.

Aí, lá fui eu atrás do significado de “risca faca”.
Seguem as respostas:

• Lugar perigoso, frequentado por pessoas de baixo nível, com tendências a acontecimentos imprevisíveis, como brigas, provocações, até homicídios, enfim, um lugar inadequado,inseguro p se frequentar. É isso amigo. Boa Sorte, sem risca faca,valeu?

• Acredito que são lugares de alto risco, onde entigamente as coisas eram resolvidas na faca e hoje são na bala mesmo e o nome de via mudar p/ risca bala.

Oxente! porquê o pessoal do sul tem uma versão confusa das coisas do setentrião. Outro dia foi acerca bexiguenta.
Mas vamos lá, riscar-a-faca, ou risca faca, é(foi) uma frase usada pra demarcar uma pequena superfície na hora da desavença e resmonear a peixeira (evidente), o "cabra" provocador riscava a faca no soalho e esbravejava: Quem for masculino que passe desse risco. Sempre sobrava pra alguém ou pra um valente ou um coitado que era empurrado pro outro lado do risco indo parar no outro lado da vida.

Citando o Marco Neves (logo aí embaixo), “... temos mesmo de admitir: a língua portuguesa, como qualquer outra, é um bicho difícil de apanhar e de compreender — mas, como um tigre, é um bicho perigoso, mas muito belo.

2 comentários:

  1. Boa definição para a Câmara dos Deputados ou de Vereadores: "Lugar perigoso, frequentado por pessoas de baixo nível, com tendências a acontecimentos imprevisíveis, como brigas, provocações, até homicídios, enfim, um lugar inadequado,inseguro para se frequentar".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E, infelizmente, serve também para o senado ou para qualquer outra agremiação política.

      Excluir