terça-feira, 17 de maio de 2016

PALESTRA

Segue uma palestra que, graças à Buda, Shiva, Zeus, Odin, Alá, Maomé, Xangô, (e mais uma infinidade de deuses conforme a preferência dos amáveis leitores), nunca aconteceu:

"Boa tarde, sou Tiago Cruz.
(Com certeza o 'Tiago' mais velho que vocês já conheceram...)

Estou aqui pra falar coisas que não têm nada a ver com todas essas modernidades, cujas, adoraria que vocês já estivessem perto da saturação.
(Doce e sexagenária ilusão.)

Sou discípulo do Tim Maia. Sabem quem é? -"Tudo é tudo e Nada é nada"Assim sendo, me resta discorrer sobre minha vasta experiência e especialização em... Nada!

Considerando que o tema desse encontro é a colocação profissional, vou tentar explicar como vocês podem aplicar o 'Grande Nada' ao seu momento.

Pois bem.
Lá vai você a uma entrevista de emprego.
(E vou logo avisando que, na condição de postulante, nunca participei de nenhuma. Meu pai era influente, me colocou em meu primeiro emprego e daí fui...)

Mas, já estive do lado contratador.
E aí, é o seguinte: alguns pontos são fundamentais e vocês precisam estar atentos à sua identificação para com eles.

(Só faltava agora um powerpointzinho, né não? Vou ficar devendo.)

Então, vamos lá. São somente três opções.

Opção Um - O 'Enganador Engajado'.
Ignore todas essas regras que tornam as tais das entrevistas em um grande teatrinho com roteiros pré-estabelecidos no qual o ator mais carismático vence o concurso.
Ou melhor, como elas já devem estar entranhadas em suas cabeças, façam um esforço para deixá-las em segundo plano e tenham em mente que o importante é: Mentir!
Minta sempre.
Mas, aproveite todas as regras entranhadas e minta com competência.
Suas mentiras devem sobreviver por um tempo razoável que garanta estabilidade após a sua contratação.
Caso não, você certamente vai voltar para a fila das entrevistas.

Opção Dois - O 'Quero Agora'.
Cague solenemente para tudo. Valores da empresa, crescimento profissional e qualquer coisa que impeça sua contratação. Com a desculpa da 'necessidade' aceite tudo, faça qualquer mutreta.
O importante é se dar bem agora. Depois você dá jeito.

Opção Três - O 'Sonhador'.
A meu ver é a mais difícil e a mais arriscada: seja totalmente honesto com você mesmo.
O mais provável é que você se torne um frequentador assíduo das filas. Mas, não abandone sua coerência: você vai batalhar, correr, suar, compartilhar (espero que não!) todas aquelas correntes fêicibuquianas dos 'milagres que te aguardam no quarto dia', mas certamente vai conseguir se colocar no lugar de seus sonhos (ou muito próximo deles) e seguirá uma carreira que vai te fazer crescer profissionalmente, intelectualmente, financeiramente e, mais importante, te fará feliz.

Resumo da ópera:

O 'Enganador Engajado' - e esperto - pode até se aposentar no mesmo emprego. Mas, não será feliz.

O 'Quero Agora' vai pular de galho em galho até arrumar uma boquinha que lhe dê a falsa sensação de 'dever cumprido'.

O 'Sonhador' vai, alegremente, se torturar enquanto viver. Pela simples razão de sempre vislumbrar novos desafios à frente.

Aí a escolha é de vocês.

E, antes de terminar, quero deixar claro que: caso algum de vocês saia daqui concordando totalmente comigo, vou ficar muito decepcionado.
Afinal, onde já se viu seres humanos não discordarem de tudo?

E só mais uma emendadinha: tenho pra mim que a preguiça é a alavanca da humanidade. Sem ela não teríamos carros, elevadores, aviões, controles remotos e tantas outras invenções geniais.

Grudada na preguiça está a discordância. Responsável, entre incontáveis benefícios, pelo eskibonzinho, pelo miojo, pela luz elétrica e pela democracia."

Nenhum comentário:

Postar um comentário