sábado, 6 de dezembro de 2014

MINIATURA

Você aí, antenado e conturbado leitor por tudo o que está vendo n(argh!) "política brasileira"
(obs.: Política Brasileira está em minúsculas e entre aspas porque é o máximo de elegância que consigo alcançar ao mencionar essa realidade surrealista em que vivemos desde 1501.), quer entender o Brasil sem fazer muita força?

João Pessoa é, como muitas outras cidades devem ser nesse nordeste incrivelmente doidão, um resumo do Brasil.

Desigualdade Social - está estampada na sua cara 24 horas por dia. Nos sinais de trânsito mendigos pedem esmolas a motoristas de Land Rover (tem mais do que Palio), Mercedes, BMW (Bebo Muito Whisky) além de várias Porsche's, Maseratti's, Ferrari's e por aí afora.

Gente - como em quase qualquer outra cidade, aqui coexistem os Pessoenses e os Peçonhentos. E, sem sombra de dúvida, os Pessoenses são maioria absoluta.

Praias - são tão boas como as outras desses aproximadamente oito mil quilômetros de litoral tupiniquim. Mas, para quem como eu esgotou sua cota de água fria no Leme-RJ, não existe nada no mundo igual às praias do nordeste.

Interior - cheio de pobreza material e riqueza cultural. O que sempre foi, e continua sendo, uma grande sacanagem presente em todos os estados da nação.

Mulher Pelada Correndo na Rua - agora elas buscam os 15 minutos de fama e os 15 milhões de acessos na internet correndo peladas pelas ruas. Começou no Rio Grande do Sul (acho) e já chegou a Arapiraca-AL - como comprova a foto. (Estima-se para março a ocorrência real em JP - 'real' porque, principalmente no verão, turista não vale.)

Tradição e Religiosidade - aparentemente mais fortes no nordeste do que em outras regiões mas, há controvérsias!
E aí, não resisto a contar mais uma rápida historinha colhida numa das muitas conversas que ando tendo por aqui.
Nas palavras (aproximadas) do narrador:
-"Imagine que acertei com a rapariga, chegamu no motel e tinha uma iscadinha da garage para o quarto. Pois, acridite: ela desceu do carro, deu uma alongadinha, se benzeu e subiu o primeiro degrau com o pé direito!
E eu: Ôxe! Ô minina, cê num vale esse campeonato todo nããão..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário