quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

CURIOSIDADE GEOGRÁFICA


Nada como acordar cedo e ficar à toa.
Preguiça total, ligo a televisão e dou de cara com um doidão que vai surfar a pororoca do Rio Araguari no Amapá - a onda que avança rio adentro a 40 quilômetros por hora e pode quebrar por mais de duas horas - apontada pelo “Guiness”, como a mais longa do mundo.
E, segundo notícias alarmantes, correndo perigo de extinção por causa do assoreamento provocado pela criação de búfalos na região.
(Oh! Onde está o Greenpeace?)

Resumo da ópera, o cidadão apronta um escarcéu danado, é auxiliado por bombeiros, jetski, barcos de resgate, chega lá, surfa a onda durante uns 30 segundos, acaba o programa e eu fico querendo conhecer o local.

Num engano comum a ignorantes geográficos, acho que por estar no nordeste, tudo que se relaciona com a parte de cima do país é logo ali. O google me mostra o tamanho do erro: 1.980 km!

A distância entre João Pessoa e Macapá é a mesma entre João Pessoa e o Rio de Janeiro. Em linha reta.
Se for por terra, a coisa complica um pouquinho mais.
Do Rio a JP você vai rodar cerca de 2.400 km.
De JP a Macapá são cerca de 7.700 km passando por Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas, Roraima, Guiana Francesa, voltando ao Brasil pelo norte do Amapá para chegar a Macapá. Quando ainda faltarão uns 150 kilometrinhos para chegar à foz do Araguari.

Claro que desisto da ideia mas, pelo menos arrumo assunto pra essa véspera da data magna da cristandade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário