quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

JINGLE BELL


Duas da tarde, passeando na praia (pra variar) quando vem um garotinho correndo e tocando uma bola na minha direção.
Chega perto, toca a bola de canhota na minha direita e passa pela esquerda fazendo som de torcida ("ééérhrhrhr", ou coisa parecida).
Acho engraçado, simpatizo por ele ser canhoto e sigo em frente.

O hiperativo volta por trás de mim, bola na esquerda, passa pela direita e... "ÉÉÉRHRHRH! Lá vai Doda!!"
Acho legal a vibração e fico pensando se Doda é ele mesmo ou algum ídolo local.

Não satisfeito, ele dá um drible imaginário em mais um adversário, vira e vem de novo pra cima de mim.
O canhotinho chega perto, me olha no olho, toca a bola na direita, passa pela esquerda e sífu.
Tomo a bola e escuto: "UUUUHHHH!! Pegou Genivaldo!!"
O pentelhinho é jogador, narrador e torcida.
(Como todos já fomos um dia mas, esse é dos bons.)

Ele chega pra recuperar a bola e eu pergunto:
-De onde você é?
-Da minha casa.
-Arrã. E onde é sua casa?
-Lá. (Balançando o braço em direção a estibordo.)
-Arrã. Você é o Doda?
-Não! (Me olhando como se eu fosse um ET.)
-E quem é o Doda?
-É do Belo.
-Arrã. E o Genivaldo?
-Também.
-Arrã. Então corre lá que eu vou lançar pra você.
Não dá nem tchau e sai correndo.
Mando um lançamento longo e vou pra água dar um mergulho.

Dúvidas e certezas boiam comigo entre as ondas.
• Sei que "Belo" é o Botafogo da Paraíba, mas nunca ouvi falar de Doda nem de Genivaldo; que tanto podem ser os caras do momento quanto ídolos do passado.
• Praia vazia, onde estão os pais desse menino?
• Pela expressão, atitude, disposição, confiança e pelas respostas minimalistas, esse carinha parece ser daqueles que cedo chegarão a seu objetivo. Cujo, tomara que seja inversamente proporcional ao seu tamanho.

Em tempos natalinos, essas ocorrências podem se tornar extremamente perigosas por serem um terreno fértil para pensamentos piegas.
Graças ao bom Deus, uma onda inesperada me presenteia com um jacaré que afasta, definitivamente, o perigo.

Ou não?

3 comentários:

  1. Muito legal, Tiago.
    João Pessoa está te fazendo bem.
    Como o JB não existe mais, algum outro jornal tem logo que arrumar lugar para uma crônica semanal sua...!
    Vontade de comparar com o Carlos Drummond de Andrade ou Rubem Braga... mas não: seria injusto pra você; é você mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matias,
      os ares de JP estão, mesmo, me fazendo bem em todos os sentidos.
      E os ares lisboetas estão, certamente, aumentando sua generosidade!
      Abração.

      Excluir
    2. Tiago,
      Me dei conta de que em 24/12/2009 você também escreveu uma crônica de Natal superlegal.Em um gênero totalmente diferente desta de agora - foi menos poética e mais reflexiva - mas igualmente notável.
      Abraço grande

      Excluir