sexta-feira, 4 de abril de 2014

UMA COISA É UMA COISA...

 
Uma coisa é pesquisa de voto outra coisa é pesquisa de satisfação.

Só os muito grosseiros ou os muito capazes, manipulam os resultados de uma pesquisa.
A grande jogada é manipular as perguntas.
Então, ao contemplar os recentes questionários do Datafolha, já vemos certos, digamos assim, desvios de comportamento.

Me parece claro que, numa pesquisa eleitoral, ao entupirmos o entrevistado de perguntas sobre a conjuntura atual, no estilo “o que você pensa sobre a saúde pública, a segurança, a corrupção” etc, para só depois perguntar em quem votaria na próxima eleição, isso conduz a resposta.

Interessante é o que Mauro Paulino, diretor do Datafolha, dizia em 2010: “A introdução de outros assuntos antes da pergunta central do levantamento pode influenciar a resposta dos entrevistados.”

3 comentários:

  1. Eu estou gostando muito destes traços medidos, esparsos, que contam uma história de forma super-econômica.
    Partilhei no Facebook.

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    1. Matias,
      os "traços medidos, esparsos" são pura falta de técnica aliada à legendária preguiça.
      Mas, gostei da definição e quando precisar vou me definir assim. (eh,eh,eh)

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    2. Achei superelegante e expressivo.

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