domingo, 27 de abril de 2014

ARTE NÃO TEM PÚBLICO

 
Mais uma constatação da pobreza cultural desse país grande e bobo.

Realizada no segundo semestre de 2013, a pesquisa Públicos de Cultura teve como propósito produzir uma ampla investigação sobre os hábitos e práticas culturais do público brasileiro.

2.400 entrevistas, com distribuição geográfica em 139 municípios em área urbana de 25 estados, das cinco regiões que compõem o país (Sudeste, Nordeste, Sul, Norte e Centro-Oeste), estratificada por localização do domicílio (capitais, regiões metropolitanas e interior) e pelo porte dos municípios (divisão em tercis regionais: pequenos, médios e grandes). Coleta dos dados de 31 de agosto a 8 de setembro de 2013.

Síntese -

89% nunca foram a um concerto de ópera ou música clássica em sala de espetáculo e 83% em qualquer outro local.
[Ópera, segundo Onassis, não passa de um bando de chefs italianos gritando receitas uns para os outros, mas, tem muita gente que gosta - e mais gente devia gostar. Em compensação, música clássica devia ser difundida nas escolas.]

75% nunca foram a espetáculos de dança ou balé no teatro.
[Segundo o Millôr, o balé é uma perda de tempo no espaço.
Mas, isso é sacanagem...]

71% nunca estiveram em exposições de pintura, escultura e outras artes em museus ou outros locais e 70% nunca foram a uma exposição de fotografia. [Como solução para esse item, aguardamos, ansiosos, Sebastião Salgado em praça pública - "de grátis".
Pi-ri-go, hein?]

61% nunca assistiu uma peça de teatro em qualquer lugar.
[Mentira. De dois em dois anos, temos os programas eleitorais na TV. Teatro de péssima qualidade com péssimos atores mas...
É teatro!]
57% nunca assistiu uma peça no teatro e a um show de música em sala de espetáculo.

Por outro lado, as únicas atividades cuja maior parte das pessoas pesquisadas afirmou já ter realizado foram:
Assistir a um filme em casa ou outro lugar diferente do cinema (91%), dançar em bailes e baladas (80%), ir ao cinema (78%), ao circo (72%), ler um livro por prazer (69%) [Como se lê um livro sem prazer?], assistir a um show de música em casa ou outro local diferente de casas de espetáculos (69%) e a ida a bibliotecas (58%). [Deve ser assim que se lê um livro sem prazer: indo à biblioteca por obrigação escolar, profissional, por aí.]

Dentre as principais razões citadas para não realizarem as atividades, os motivos se equilibram entre não gostarem de determinadas atividades e não existirem algumas delas na cidade.

Por fim, os principais meios pelos quais os entrevistados se informam sobre as atividades culturais a que costumam ir são as sugestões de amigos, parentes e colegas (41%), a divulgação na mídia (36%) e a internet (25%) [Essas três opções são interligadas: as pessoas se informam através de amigos, parentes, colegas que se informam através da mídia que pauta a internet. Um círculo vicioso.]

A maioria das pessoas entrevistadas afirma gostar de observar os principais elementos culturais e artísticos da cidade, tais como parques (89%), arquitetura em geral (73%), luzes artísticas e decorativas (70%) [Tá vendo? Nossos governantes estão antenados com a cultura. Vide as monstruosidades que são colocadas nas ruas nos finais de ano. Ou seja, bota luzinha que o povo fica feliz e "cultural".], monumentos e estátuas (68%), propaganda e publicidade (54%) [Propaganda é "elemento cultural"? Isso só pode ser brincadeira. Vide post abaixo.] e grafites/murais (49%).

É importante ressaltar que 26% dos entrevistados afirmam que não gostam de exposições artísticas [Aposto que é por causa dos "cult" de ocasião que ficam pavoneando, em voz alta, suas observações decoradas dos cadernos de fim de semana dos Globos e Folhas da vida] e outros 26% que não sabem ou nunca foram a uma.

Dentre os gostos musicais, 40% indicam que o Sertanejo é o estilo favorito [Oh, Céus! Que vergonha!] e a MPB aparece em segundo lugar com 23%. As danças prediletas são o forró, 22%, dança de salão, 11%, e samba também com 11%.

O resultado da pergunta sobre a quantidade de livros lidos nos últimos 6 meses revela a frequência literária do público: 58% dos entrevistados não leram nenhum livro nesse período.

Os temas literários mais procurados são romance ou ficção, seguidos pela bíblia [Duvido. Isso é resposta de quem tem vergonha de dizer que não lê ou dos evangélicos que dizem ler a Bíblia, mas só decoram as passagens que interessam e, depois, umedecem o santo livro no sovaco.] e por livros de cunho religioso e espiritualista.

No que concerne à TV, 62% afirmam assistir apenas aos canais abertos e 28% tanto a TV aberta quanto a por assinatura.
Os principais produtos culturais vistos na TV são as novelas (54%), filmes (52%) e os jornais de notícias (44%). [Faltou o Faustão!]

Mais de oito em cada dez pesquisados possuem telefone celular, mas ainda é baixa a proporção de pessoas que o utilizam para outras finalidades que não a de fazer e receber ligações como comunicar-se por SMS (34%), fotografar/filmar (17%), usar internet (17%), ouvir música (16%), conectar-se às redes sociais (12%) [De setembro 2013 para cá, com certeza esse percentual já aumentou.] e jogar (8%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário