terça-feira, 31 de agosto de 2010

JORNAL DO BRASIL: *1891 †2010

Nasceu apoiando a monarquia até que Rui Barbosa assumiu como redator-chefe. Por ter sido o único jornal a publicar o manifesto de Custódio de Melo exigindo a convocação de novas eleições em 1893, Floriano Peixoto mandou fechar o jornal e caçar Rui vivo ou morto.
Voltou a circular em 1894 e passou a apoiar as “reivindicações populares”.

Apoiou a deposição de João Goulart, “Desde ontem se instalou no país a verdadeira legalidade... Legalidade que o caudilho não quis preservar, violando-a no que de mais fundamental ela tem: a disciplina e a hierarquia militares. A legalidade está conosco e não com o caudilho aliado dos comunistas.”

Apoiou o regime militar, “Vive o País, há nove anos, um desses períodos férteis em programas e inspirações, graças à transposição do desejo para a vontade de crescer e afirmar-se. Negue-se tudo a essa revolução brasileira, menos que ela não moveu o país, com o apoio de todas as classes representativas, numa direção que já a destaca entre as nações com parcela maior de responsabilidades.”

E seguiu, como a grande maioria, feito bosta n’água estilo “eu tenho que sobreviver, entende?”, mas não há como negar sua importância. Por ali passaram incontáveis profissionais da melhor qualidade.

Amílcar de Castro, que nos anos 50 revolucionou o design de jornais com a reforma gráfica que aprontou lá, deve estar dando voltas no túmulo.
Resta saber se de tanto rir ou de tanto chorar...

(Fui criado com o jotabê todas as manhãs na porta de casa. Há poucos anos brincava com minha mãe, que manteve a assinatura durante muitos anos após a morte do meu pai, dizendo que na próxima renovação ela iria receber uma placa do jornal dizendo: “É Você!!!???”)

10 comentários:

  1. Li em algum lugar que hoje é dia do Blog!? Pelo sim pelo não, desejo sucesso e que vc. continue inspirado. Se bem que neste universo em que vivemos inspiração não te falta. Boa sorte e parabéns pela regularidade de posts.

    ResponderExcluir
  2. Quem diria "é você?" o jornal ou seu pai?!
    beijos,
    Amanda

    ResponderExcluir
  3. Ô Amanda, prestenção!
    "ela iria receber uma placa do JORNAL dizendo"...
    Abs,
    Tiago.

    ResponderExcluir
  4. Méri Grossi,
    "Dia do Blog" é demais, né não?
    Quanto à inspiração e regularidade, você sabe bem o tanto da sua participação nisso...
    Bj,
    T.

    ResponderExcluir
  5. Devagar, eu só tenho dois neurônios e nem sempre eles estavam de comum acordo.
    Continuo s/ entender...
    discupa :(

    ResponderExcluir
  6. É que o JB já estava em franco decínio há muito tempo...

    ResponderExcluir
  7. ... declínio.
    Então, não era mais o que foi. E só sobraria a minha brava mãe como assinante.
    (Explicar piadinha tira toda a graça, eu sei, mas foi você que pediu...)

    ResponderExcluir
  8. ah! Então apaga, apaga a explicação, pra ninguém mais ver, que eu já entendi!!
    E veja pelo lado positivo, nem precisou desenhar...
    :|

    ResponderExcluir
  9. Pra apagar, tem que tirar o post todo. Então...

    ResponderExcluir
  10. ... então vai ficar essa sequência de "jardim de infância" sobre a piada, mesmo, ué! Quê que tem? Amanda tem razão, pelo menos não precisou desenhar, heheheheh...

    (eu, volta e meia, tenho que explicar piada também... é de família!)

    ResponderExcluir