sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Uma Lenda às Sextas

O que tem de lenda pipocando na internet é uma grandeza. Desde os vírus que deletam toda a sua vida pregressa passando por inacreditáveis e perigosíssimas fórmulas como monóxido de dihidrogênio (popularmente conhecido como água), o que mais impressiona é a disposição das pessoas passarem adiante sem ter o mínimo trabalho de... pensar!
E as desculpas (quando você ousa reclamar) costumam ser no gênero -“Ah, nunca se sabe... É melhor prevenir, né?”.
Sei, sei. Tá certo.
Então, segue uma das mais recentes:

Gripe H1N1: conversa em chat cita Unimed e é boato alarmista

Duas pessoas, que se apresentam com os apelidos de Deco® e Lilis, conversam através do MSN e Deco® transmite a Lilis notícias assustadoras sobre a gripe H1N1, a gripe suína ou influenza A.
Quem são essas pessoas e, principalmente, quem é Deco®?
Ninguém sabe, mas muita gente ficou preocupada com o teor alarmista da conversa.
Não há dúvida de que o diálogo jamais ocorreu, pois as informações sobre o suposto surto da gripe em Curitiba - PR são falsas. Alguma pessoa irresponsável montou o texto e o espalhou pela Internet. Um dos trechos da conversa diz que "uns médicos da Unimed [...] falaram que a situação é desesperadora".

Em sua página, a UNIMED apresenta a seguinte Nota de Esclarecimento:
Assessoria de Comunicação Unimed Curitiba esclarece os boatos sobre a gripe suína
07 Agosto 2009 - A Unimed Curitiba esclarece ao público em geral, que a respeito do e-mail que vem circulando na internet fazendo referências as situações envolvendo a gripe H1N1(gripe suína), que supostamente teriam sido extraídas de uma conversa havida com um colaborador da Unimed Curitiba, trata-se de documento apócrifo que traz fatos que não correspondem à verdade e que lamentavelmente acaba por alarmar a população de modo absolutamente irresponsável.
A Unimed Curitiba rechaça as informações apresentadas na aludida correspondência eletrônica, bem como, e principalmente, repudia a conduta adotada pelo autor desconhecido e expressa a sua confiança no atuar das autoridades de saúde no combate à gripe.

(Fonte: http://www.quatrocantos.com/LENDAS/)

2 comentários:

  1. Haja Muuito Saco também presta serviços à comunidade de saco cheio de tanta palhaçada!

    Detesto esse tipo de mensagem. Adoro quando alguma é desmascarada!

    ResponderExcluir
  2. Tiago, qdo recebi esse mail, vi na hora que se tratava de armação.
    Falei para quem me enviou, mas ela jurava de pé junto que a fonte era fidedígna. Para não discutir fiquei quieta. Hoje qdo vi seu post entrei no site de Unimed copiei e colei o texto com link e mandei pra minha amiga. Assim ela acredita...rs
    Ótimo post!
    Abraço

    ResponderExcluir