quarta-feira, 16 de setembro de 2009

ESPORTE É SAÚDE... MENTAL?

Ando esportivo, ultimamente. (Por “esportivo” não entendam qualquer coisa que envolva esforço físico e, muito menos, futebol. Porque futebol não é esporte: é religião.)

Mas, o US OPEN, alguns torneios de poker e o Rubinho (que até eleva em zero-vírgula-zero-um-por-cento o meu interesse pela Fórmula Um), estão fazendo com que eu frequente mais assiduamente os canais SPORTV e ESPN. E, como sempre, fica a comprovação de como é chata a vida do tão incensado “fã do esporte”.

À parte o constante clamor mendicante por e-mails que provocam infindáveis leituras de mensagens sempre, sempre e sempre elogiosas (críticas só são citadas se forem encerradas com “Mas eu adoro vocês!” ou afins), o nível dos auto-proclamados analistas esportivos dá - pra variar - vontade de chutar o eletrodoméstico.

Desde os primórdios da televisão os tais dos analistas interpretam tipos. Mas, antes, era mais simples: tínhamos os fanáticos e os isentos entre-aspas. (Porque todo mundo sabia por quem eles torciam.)

Agora, outro século, a situação é mais complexa:

“-Ok, então está combinado: você faz o Mal-Humorado, você faz o Inteligentinho-Isento, você faz o Crítico-dos-Coleguinhas-da-Mídia, você faz o Especialista-Geral, você faz o Velho-Jornalista-Experiente, você faz o Revoltado-de-Plantão, você faz o Estatístico-Demente e eu faço o Bem-Humorado-Engraçadinho-Puxa-Saco.”
“-E, atenção, fundamental! Todos-Nós, a cada oportunidade, vamos citar o nosso site e implorar por mais e mais e-mails cujos, quando mostrarmos só os percentuais
(e nunca os números absolutos), vão servir para tentar justificar a nossa micro-audiência.”

Em resumo, mais uma constatação que justifica o blog.

2 comentários:

  1. Eu odeio canal de esportes (hehe).

    Eu odeio comentaristas de esporte (hehe, hehe).

    É por isso que assistir ao vivo deve ser melhor... pode ser chato não ter replay, mas não ter os comentaristas compensa (hehe, hehe, hehe... em casa, quando eu tenho que assistir, boto no mute de tempos em tempos prá manter o nível de sanidade mental sob controle)

    ResponderExcluir
  2. Thiago, você acertou em cheio na definição dos malas. E alguns acham que estão no boteco ou em casa. E os "jornartistas" e "comentartistas" da Globo ainda acreditam piamente que são celebridades da TV. Dá vontade de descarregar o lança-chamas nessas criaturas. É de embrulhar o estômago!

    ResponderExcluir