sábado, 18 de julho de 2015

PEQUENA FÁBULA

Não conheço esse cidadão. Pesquei esse comentário num artigo do Pedro Benedito Maciel Neto cujo também desconhecia até então. (Pra quem tiver curiosidade, o artigo está aqui: http://tijolaco.com.br/blog/?p=28363)

Achei o artigo muito bom e o comentário melhor ainda:

Marcelo Bine ·  Quem mais comentou · UFSC

Sempre repito para meus amigos uma pequena fábula que modestamente criei.
Imagine um boteco que fature R$ 30 mil por mês. Tem vários aqui na minha cidade. Neste boteco trabalha um balconista que, todos os dias, antes de deixar o serviço, abre e consome escondido uma garrafa de cerveja. Também conheço muitos assim.
Com cada garrafa de cerveja sendo vendida em torno de R$ 7, este camarada vai dar no final do mês o mesmo prejuízo, proporcionalmente, que os delatores da Lava Jato deram em 10 anos à Petrobras.
Como na Petrobras, o dono do boteco nem vai perceber a malandragem. O roubo também não vai influenciar em nada o resultado do boteco, como não influenciou em nada os resultados da Petrobras.
Mas se o dono do boteco parar de vender cerveja para que o malandro deixe de roubar, aí sim, vai se fuder de verde e amarelo.
O mesmo acontece com a Petrobras. O roubo destes canalhas foi nada. São apenas ratos.
Quem está fudendo tudo agora na hora de punir o crime são os juízes. Porque os juízes são mais bandidos que os próprios ladrões. Apenas isto.

6 comentários:

  1. Peraí!... Além de outros incontáveis assaltos, alguns diretores entregam um bilhão e meio da Petrobrás na compra de uma refinaria sucata para rechear suas contas bancárias com alguns milhõezinhos, e isto é café pequeno?
    Vitor Lemos

    ResponderExcluir
  2. Se não tirar a maçã podre do cesto não sobra nenhuma mesmo.
    É só ver o que o podre Lula fez com o país.
    Um câncer que já deveria ter sido extirpado pois a metástase come solta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado anônimo, se formos tirar as maçãs podres não vai sobrar nem o cesto. E aí é que está o problema. A corrupção é endêmica e, penso eu, não vão ser os moros e barbosas da vida que vão dar jeito.
      O que pode dar jeito é a gente votar com conhecimento pleno de quem estamos elegendo e checar se as promessas estão sendo cumpridas.

      Excluir
  3. Não gostei da comparação, não... Dizer que o percentual é igual... Mas pera aí, por ser a dimensão da Petrobras muuuuito maior que a do boteco é que o assunto tem muito maior importância.

    Se a comparação fosse com milhares de funcionários da Petrobras roubando cada um o equivalente a 30 garrafas de cerveja por mês, aí sim ela seria um pouquinho mais equilibrada...

    E "O roubo destes canalhas foi nada. São apenas ratos.
    Quem está fudendo tudo agora na hora de punir o crime são os juízes"? O que é isto?? A culpa é dos juízes? Prendam o Moro então, e o Brasil está resolvido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matias,
      o percentual não é igual, lógico. O da Petrobras deve girar em torno dos 8% enquanto o do boteco beira o 1%.

      Mas, é uma 'fábula' que foi utilizada pelo autor para complementar um bom artigo.
      E, claro, com todas as cores de sua preferência partidária.

      Engraçado é constatar que as ambas as cores reagem do mesmo modo: quando as 'fábulas' vêm da minha direção, são divertidas e inteligentes; quando não, são revoltantes e falsificadas.

      Ou não?

      Excluir