domingo, 26 de julho de 2015

BOM SUJEITO

Arrigo Barnabé, hoje um respeitável senhor, comanda desde 2004 o Supertônica - programa da Rádio Cultura FM.

Em 'Façanhas', CD de 1992, a maior foi a versão da chatinha 'Eu Não Sabia Que Você Existia'. (Para alguns parece uma confissão sob tortura, para outros parece que ele gravou sentado na privada.
Pra mim é um minuto de boa música.)

Não achei vídeo, então segue o som:


Arrigo atualiza o tropicalismo e vai além ao modificar a estrutura da linguagem musical: essa foi sua grande revolução. Em nenhum outro compositor popular brasileiro o entrecruzamento entre o erudito e o popular se deu de forma mais intensa. É na obra deste artista singular que a linguagem da música popular brasileira sofre uma nova transformação radical ao sair do campo tonal e modal e incorporar as inovações que aconteceram na música erudita do início do século XX. Com Arrigo a polirritmia, o serialismo, o atonalismo e o dodecafonismo pedem passagem e ingressam na MPB escandalizando os ouvidos tradicionais e desestabilizando os sentidos acostumados à fruição tranqüila da música convencional. Nada será como antes.
Vanguarda paulista. A música popular em busca de novos caminhos, Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção, Grupo Rumo. O cenário histórico de onde emerge o mutante-marginal Clara Crocodilo é o das águas lamacentas da frustração do projeto de redemocratização do país. Final dos anos 70, início dos 80.  Em lugar da esperança, o desencanto. Os personagens da música de Arrigo movimentam-se num espaço degradado, cidade violenta e desumana, submundo da diversão barata, antro sujo de diversões solitárias e eletrônicas.

21/09/2012 11:44 | Autor: Eliete Negreiros

2 comentários:

  1. Há vinte e três anos atrás a música dele que me chamou a atenção foi "Mal Menor". Vale buscá-la!
    Vitor Lemos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está no 'Façanhas' também.
      E em duas versões: a dele e a do Itamar Assunção que é o compositor.

      Excluir