sábado, 15 de março de 2014

MÍDIA? QUE MÍDIA?

A SECOM divulgou, no início do mês, a “Pesquisa Brasileira de Mídia 2014 – Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira”.
Deformado profissional que sou, não resisti a uma olhada mais de perto.

Seguem algumas observações que, certamente, servirão para embalar o sono do antenado leitor.

TV
97% dos entrevistados assiste televisão. Destes, 65% assistem todos os dias.
67% assistem somente a TV aberta, 7% assistem somente a TV paga e 24% assistem ambas.

Jornal Nacional (35%), Novela “Amor a Vida” (32%) e Jornal da Record (13%) são os programas mais assistidos de 2ª. a 6ª. feira.
Faustão (22%) e Fantástico (21%) dominam o fim de semana. Destaque para o terceiro colocado: “Jogos de futebol sem especificar emissora” com 15,5%.

Faustão, Fantástico e novela! E ainda perguntam porque o país está do jeito que está!

Confiança: confia sempre (18%) ou muitas vezes (31%) no noticiário da TV – total: 49%. E outros 49%, poucas vezes (41%) ou nunca (8%).

A faixa etária 36/45 anos, com 52%, é a que mais confia enquanto a faixa de +65, com 45%, é a que menos confia.
O segmento com renda familiar acima de 5 salários mínimos é a que mais confia na TV: 53%.
E o segmento de escolaridade superior apresenta 52% de confiança no noticiário da TV.

Ou seja, ao contrário do que eu imaginava, homens e mulheres entre 36 e 45 anos, com renda familiar no topo e escolaridade superior formam o exército de “simpsons” que o Bonner tanto preza.

Rádio
60% da população (120 milhões de brasileiros) ouve rádio por aproximadamente 3 horas ao dia.
Destaque para os estados de Goiás e Rio de Janeiro que apresentam médias acima de 4 horas/dia.
Na média, as mulheres escutam cerca de 15 minutos a mais do que os homens.

As mais citadas são O Dia FM (RJ), Beat 98 Fm (RJ) e Band FM (SP).

18% confia sempre nas notícias que ouve no rádio, 32% confia muitas vezes, 41% poucas vezes e 8% nunca confia.

Interessante: a audiência de rádio é extremamente fragmentada. Para dar uma ideia, a mais citada na pesquisa tem 1,5%.
Das 12 emissoras mais citadas, 10 são musicais (se é que podemos chamar de música manifestações como funk, axé e afins).
As duas com programações variadas são a Globo AM do Rio e a Globo AM de São Paulo com 0,9% e 0,7% de citações.
Então, que notícias são essas que as pessoas confiam, confiam um pouco, etc?

Jornal
75% da população (150 milhões de brasileiros) não jornal.
Dos 50 milhões que lêem (ao menos uma vez por semana), 33% do total de leitores costuma ler as notícias da cidade, 25% prefere esportes e 7% política.

19% confia sempre nas notícias impressas, 34% confia muitas vezes, 39% confia poucas vezes e 6% nunca confia.
Em números absolutos: 9,5 milhões de brasileiros confiam no que os jornais apresentam.

Estão incluídos aí, todos os jornais e não apenas os “jornalões”.
Aliás, a audiência dos jornais também é interessante: os três jornais mais lidos no país são, respectivamente: Extra (RJ) com 7,1%, Super Notícias (MG) com 5,5% e Meia Hora (RJ) com 4,5%, somando 17,1%. Em números absolutos, 8,55 milhões de leitores.

Dos jornalões, o Globo aparece em 4º. lugar, a Folha em 10º., o Estado de Minas (!) em 13º e o Estadão em 19º. Juntos, eles somam 9% dos leitores de jornais = 4,5 milhões de leitores.

Ou seja, todo esse berreiro que situação e oposição aprontam em torno dos jornalões fica parecendo briga de garotos no pátio da escola.

Revista
85% da população (170 milhões de brasileiros) não revista.
Os 30 milhões que lêem, (ao menos uma vez por semana), o fazem durante, em média, 1 hora.

A Veja tem 7,65 milhões de leitores, a Época 2,28 milhões e a Isto É chega a 1,74 milhões, somando 11,67 milhões de leitores.

Caras, Contigo e Tititi somam 5,52 milhões de leitores.

11% confia sempre nas notícias das revistas, 29% confia muitas vezes, 46% confia poucas vezes e 10% nunca confia.
Em números absolutos, 3,3 milhões de leitores confiam no que as revistas apresentam.

Ou seja, deixa a Veja falar. Ela está igual a disco voador – chata e ninguém acredita nela.

Internet
53% da população (106 milhões de brasileiros) não acessa a internet.
Dos 94 milhões que acessam, 26% (24,4 milhões) o fazem todos os dias por cerca de 3 horas e meia ao dia.

O Facebook é o mais citado de 2ª. a 6ª. feira com 63,6%, subindo para 67,1% nos finais de semana. É seguido por Globo.com, G1, Yahoo e Youtube.

O Facebook mantem impressionantes 30,8% de citações nas preferências de sites de informação seguido de longe pelo Globo.com (6,8%) e G1 (5,0%).

Considerando os percentuais apresentados pelo Facebook, não sei se esse dado é uma piada ou é algo apavorante...

47% tem acesso em casa, 84% acessam por computador e 40% por celular. Desses que acessam por celular, a ordem é decrescente na faixa etária: como podemos comprovar pela simples observação, quanto mais jovem, mais usa o celular. 55% na faixa de 16/25, caindo gradativamente até chegar aos 13% na faixa com mais de 65.

7% confia sempre nos sites de notícias, 21% confia muitas vezes, 53% confia poucas vezes e 16% não confia nunca.

Como na televisão, a faixa etária 36/45 é a que mais confia (30%), a faixa com renda familiar acima de 5 salários mínimos tem 31% dos que confiam e a escolaridade superior aparece com 34% de confiança nas notícias veiculadas na internet.

A confiança nas notícias veiculadas pelos blogs também é pequena: 22% confia sempre ou muitas vezes e 73% confiam poucas vezes ou nunca.

Assim sendo, fiel leitor, parabéns por ter chegado até aqui e bons sonhos.

3 comentários:

  1. E aí, onde é que eu vou me encaixar: nos 22% ou nos 73%??

    ("A confiança nas notícias veiculadas pelos blogs também é pequena: 22% confia sempre ou muitas vezes e 73% confiam poucas vezes ou nunca.")

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    1. É claro que se for nesse blog você deve se encaixar nos 22%.
      Nos outros, sei lá...

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  2. Só estava te provocando... mas você respondeu à altura.
    Abração.

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