sexta-feira, 21 de março de 2014

CURIOSIDADES RUBRO NEGRAS - 29

 
A versão moderna do Boliche nasceu por volta do Século III ou IV na Alemanha. Nessa época tinha conotação religiosa e era jogado com 9 pinos colocados em forma de losango. Os fiéis jogavam pedras em direção à um bastão que carregavam para se protegerem (denominado "Kegel").
O "Kegel" representava o Céu, dessa forma quem conseguisse derrubá-lo, estaria se livrando dos pecados. Diz-se que Martinho Lutero gostava tanto desse jogo que mandou construir uma pista particular de Boliche em sua casa.

A versão com os 10 pinos ("ten-pin") dispostos na forma triangular, é a que mais conhecemos e foi criada nos Estados Unidos no século XIX.
Hoje existem mais de 65 milhões de praticantes somente nos Estados Unidos, onde as premiações chegam aos milhares de dólares, tanto para os profissionais como para os amadores.

No Brasil, em 1980 o boliche foi reconhecido como modalidade esportiva pelo Conselho Nacional de Desporto-CND.

O Flamengo entrou nas competições em 2011 sagrando-se Campeão Carioca de Quartetos. A equipe campeã foi formada por Bruno Cabeça, Eduardo Bastos, Bruno Bonder, Mário Tavares e, de volta às pistas, o veterano Lula Veloso, primeiro Campeão Brasileiro Individual em 1981.

(Vestindo essa camisa cuja, apesar de insistentes pedidos, nenhum dos integrantes desse valoroso time - todos meus amigos e/ou ex-parceiros - teve a gentileza de me enviar.
Mas, a vida é assim: cheia de desilusões, né cambada?)

2 comentários: