sábado, 17 de outubro de 2009

À DERIVA

Amigos são garantia de sobrevivência. Física e mental.
Não se afobe, caro leitor. Não está vindo por aí nenhum e-mail com anexo power-point cheio de musiquinhas, paisagens plastificadas e textos com a profundidade de um pires cujos, em 99% das vezes, apresentam propostas e conclusões nauseabundas.
Dica: delete-os a partir de uma rápida olhada no assunto e no anexo. Ou seja, sempre que você for brindado com um e-mail ostentando assuntos duvidosos do tipo “Pitadas de Vida”, “Aos Meus Amigos!”, “Tenha Sempre Um Bom Dia!” ou “Dentro de Você” (mais duvidoso ainda...!) e o anexo trouxer extensão “.pps”, mantenha a espinha ereta. Então, com a altivez dos verdadeiros donos do próprio nariz, delete, sem ler, a manifestação maligna.

Ao agir assim aproveite ao máximo essa deliciosa sensação que, dizem, só pode ser comparada ao bem-estar experimentado pelos ex-fumantes. (Como se isso, ex-fumante, fosse possível...)
Calma, saudáveis! Não é nada disso! Estou alinhado com vocês! Só acho que a afirmação “ex-fumante não é possível” se comprova por estatística - uma vez que todos, absolutamente todos, esses pobres seres são vítimas de salivantes sonhos recorrentes com as delícias provocadas por aquela coisa horrível, asquerosa, cancerosa, etc.
Vocês, saudáveis, são muito legais, éissaí, fumantes são sub-raça, Eca!

Voltando ao tema inicial, amigos são sim, e sem pieguice, garantia de sobrevivência.
Por alguma artimanha cósmica, nunca falham naquelas horas que - nem sempre sabemos, mas - estamos precisando. Havendo clima compatível eles ouvem, ponderam nossas besteiras, aconselham disfarçadamente, riem junto, sacaneiam, opinam e nos reposicionam perante as profundas angústias que, surpresa, estavam a nos afligir.

Claro que o integrado leitor, dada sua intensa vida social, não deve nem notar, em si, essas ocorrências. Mas a mim, ser humano com fortes tendências anti-sociais, ainda é concedida a graça de ser amparado por amigos que surgem nos momentos exatos. Conspiração astral, alinhamento planetário, era de aquário, não vou ocupar o meu - e muito menos o seu - precioso tempo com questões menores. O fato é que, na hora certa, os amigos estão conosco. Para quem acredita na entidade “anjo da guarda”, os amigos devem ser a sua (lá, deles) performance terrena.

Não sei se acontece com você, mas comigo é, no mínimo, engraçado. Todas as vezes que, conscientemente, procuro um amigo pra conversar algum assunto mais “assim como direi”, a sensação final é próxima da perda de tempo. Ou o cidadão não está no clima ou eu não me faço entender direito ou simplesmente o papo não engata. Em compensação, já perdi a conta das vezes em que, numa típica conversa descompromissada num boteco da vida, surgem grandes revelações. Parece brincadeira, mas se eu estiver portando um pinguinho de expectativa sobre qualquer assunto... Não funciona.
Coisa de doido.

Um comentário:

  1. Aí é que está.Ex-fumante, sem sonhos salivantes, é possível sim! Falo por mim que, jamais atingi o orgasmo salivante sonhando que estava pitando um cigarrinho convencional, in casu. Sonhei sim, que havia voltado a fumar e, acordei desesperado de angústia. Graças a Deus, não passou de sonhos.
    Noutro giro, amigo é para sempre, no meu conceito, e tem que ser para o que der e vier. Quando um amigo, cognominado Piau, bateu em +- dez carros, que estavam estacionados na Avenida Uruguai/BH, quase esquina de "BR", nós da TTM encaramos uma briga feia, que rolou até tropa de choque do exército para acabar com a mesma. Tudo para defender um amigo que, por sinal era muito 'roda-dura'. Ve-se, então, amigo é para sempre e para tudo.
    DuduG

    ResponderExcluir