quinta-feira, 22 de outubro de 2015

ECONOMIA FACINHA DE ENTENDER


É incrível como as pessoas não entendem coisas assim tão simples e, principalmente, tão simplificadas por nossos atentos analistas econômico-financeiros.

Pra quem ainda está com dificuldade é só ver esse gráfico aí do lado - que ainda vem com todas as explicações necessárias.

Pronto.
Agora você já pode se deliciar com as notícias (?) fundamentais abaixo. Que foram foram pinçadas numa rápida googlada sobre “economia brasileira”.

“...Assim, a análise da presença ou não de convergência condicional é baseada na equação (1):
onde ln yi,t+1 / yi,t representa a variável dependente (taxa de crescimento do PIB per capita), ln (yi,t) a variável explicativa relativa à renda per capita inicial, Xit representa a matriz das variáveis de controle (capital humano e capital físico, por exemplo), εi,t é o termo de erro aleatório, α representa a constante e, por fim, β e θ indicam os parâmetros que acompanham, respectivamente, a variável yit e a matriz de variável Xit, sendo que i representa a região e t o período.”

“... Alberto Ades, co-diretor da área de Global Economics do Merrill Lynch, explicou à BBC Brasil que a Índia tornou-se o Bric de crescimento mais acelerado em função de uma mudança metodológica no cálculo de seu PIB.”

“... A previsão dos economistas dos bancos, em pesquisa conduzida pelo Banco Central com mais de 100 instituições financeiras na semana passada, é de um déficit primário de 0,3% do PIB para o ano de 2015.”

“... O estudo mostra ainda que os empresários estavam insatisfeitos com o lucro e com a situação financeira no terceiro trimestre. O indicador de margem de lucro operacional ficou em 32,7 pontos e o de satisfação com a situação financeira foi de 38,9 pontos, ambos abaixo da linha divisória dos 50 pontos. De acordo com os industriais, os preços das matérias-primas também subiram no terceiro trimestre. O indicador passou para 69,2 pontos e ficou acima dos 50 pontos, que separa o aumento da queda dos preços.”

2 comentários:

  1. T representa a Taxa de crescimento do PIB per capta. Caso P represente a Permanência, se PT for muito longo, não há país que aguente o Déficit que estas variáveis causam na economia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O anônimo analista, com certeza, pode pleitear vaga na mídia especializada.

      Excluir