domingo, 25 de janeiro de 2015

TCHEKHOV E O ÓBVIO

Em "O Professor de Letras", conto escrito no final do século 19, há um personagem fugaz - Hipolit Hipolítitch - professor de geografia e história, colega do protagonista, que só fala o óbvio.

Por exemplo, quando o protagonista se casa, nos cumprimentos Hipolit declara com emoção: "-Até aqui você ficou solteiro e viveu sozinho, mas agora está casado e vai viver a dois."

Essa e mais algumas do mesmo naipe devem ter enchido o saco do seu criador que se apressa em matar o personagem de erisipela.

Mas, não mata meu espanto em constatar que Hipolit continua vivo nos dias de hoje como podemos comprovar nas atitudes de seus inúmeros seguidores.

Diga lá, leitor observador: você não tropeça em um monte de gente que estufa o peito e faz cara de profunda reflexão para vomitar o óbvio?

Se não, sorte sua. Porque, para meu desconforto, volta e meia identifico exemplares dessa turma. O que, pelo menos, me serve como treinamento da paciência e da cara de paisagem.

6 comentários:

  1. Enorme essa população....e crescendo.
    abs
    fernandão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por culpa maior dos "istas" das televisões que fazem 'reflexões profundas' até pra analisar receitas da Palmirinha...

      Excluir
  2. Noutro dia, num intervalo de uma partida de futebol, um repórter perguntou a um jogador, que se encaminhava para o vestiário, o que o seu time teria que fazer para escapar daquele empate. Ele respondeu: "Temos que marcar um gol e não sofrer nenhum!"
    Vitor Lemos

    ResponderExcluir
  3. Aproveitando a deixa do óbvio , desejo ao amigo um feliz aniversário pelos sessenta e tantos anos em festa e prazer .
    Haja anos !!!

    ResponderExcluir