quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

O FAMILISTÉRIO

O Familistério de Godin foi uma tentativa de aplicação das teorias socialistas utópicas, em Guise, no norte da França, inspirado nos falanstérios propostos por Charles Fourier na sua obra “A harmonia universal e o falanstério”.

Com a intenção de concretizar suas ideias sócio-políticas, Jean-Baptiste Godin decidiu comprar, em 1859, 18 hectares de um terreno onde mandou construir um complexo arquitetônico de habitações para operários. A luminosidade dos apartamentos, a circulação do ar, o acesso a água potável em cada piso, são todos elementos fundamentais que eram garantidos pela arquitetura própria dos edifícios. O cuidado com o corpo era igualmente assegurado pela criação de uma lavanderia, situada perto do curso de água, na qual se lava e seca a roupa (evitando assim os odores da umidade nos alojamentos), havia chuveiros e uma piscina (com uma prancha móvel, para permitir às crianças nadar em total segurança) onde a água, proveniente da fábrica próxima, chega em perfeita temperatura.

Finalmente, Godin põe em prática todo um sistema de proteção social criando caixas de segurança que protegiam contra as doenças, os acidentes laborais e asseguravam uma reforma aos 60 anos. À medida que o projeto foi se consolidando, ficou conhecido como Palácio Social.

Gerido de uma perspectiva empresarial, ainda que segundo um espírito comunitário (de acordo com as teorias sociais de Saint-Simon e Owen, além do já referido Fourier), o familistério durou até 1968, o que o torna um exemplo de sucesso.
Fonte: portalarquitetonico.com.br

Bonito, né?
Legal esse Godin, né?

Vi ontem um resto de programa, no Arte 1 (acho), contando sobre as maravilhas desse “Palácio Social” que mais parece um presídio. Contaram também das regras de convivência que incluíam multas, advertências e expulsões aos desobedientes.

Só me ficou uma dúvida: se todo esse projeto espetacular surgiu de suas “idéias sócio-políticas”, por que ele nunca morou lá?

(Pimenta no orobó alheio é refresco...)

Um comentário:

  1. mas ele morou la sim, leia o livro teoria da cidade , e pesquise mais que vera.

    ResponderExcluir