terça-feira, 8 de outubro de 2013

OLHA O BÓSON AÍ GEEENTE!

O prêmio Nobel de Física 2013 vai para o belga François Englert e o britânico Peter Higgs (na foto).
Dois dos três físicos teóricos (o terceiro, Robert Brout, já morreu) que, há cerca de 50 anos, postularam a existência de uma partícula elementar que confere massa a todas as outras.

Eles dividem o prêmio "pela descoberta teórica de um mecanismo que contribui para a compreensão da origem da massa das partículas subatômicas, cuja existência foi recentemente confirmada através da descoberta da partícula fundamental prevista, pelas experiências ATLAS e CMS do acelerador de partículas LHC do CERN".

"Segundo o Modelo-Padrão", explica o comunicado emitido nesta terça-feira pela Real Academia das Ciências Sueca, "tudo, das flores aos planetas, é composto por apenas um punhado de tijolos de construção: as partículas de matéria. Estas partículas são governadas por partículas de força que garantem que tudo no mundo funciona como deve.

Neste modelo, o bóson de Higgs ocupa uma posição central, uma vez que, sem esta partícula, nós próprios não existiríamos. Trata-se de uma partícula que está presente em todo o espaço e é nas interações com ela que as outras partículas subatômicas adquirem a sua massa."

Que coisa, hein?
Aguardemos o Sheldon tendo ataques em Big Bang Theory.
Bazinga!

Nenhum comentário:

Postar um comentário