quarta-feira, 23 de outubro de 2013

ARTE NA RUA


Dei de cara ontem, num sinal fechado, com uma Corvette Stingray 1976. Inacreditavelmente bonita.
Tanto que o bobo aqui ficou babando e nem lembrou que estava
com celular, que o celular tira foto, etc.

Então, haja Google:

No início da década de 1950, os carros desportivos europeus com seus designs arrojados faziam sucesso pelo mundo inteiro enquanto o mercado americano só apresentava pesados Cadillacs e Buicks.

Nesse período a General Motors atravessava um momento crítico, tendo sua rival, a Ford, superado suas vendas na América do Norte por dois anos consecutivos.

Em 1952, engenheiro-chefe de motores da GM, Ed Cole e o especialista em chassis Maurice Olley, trabalharam juntos no protótipo EX-122. Harley Earl, chefe de design, baseou seu modelo em carros de corrida europeus.

Em 17 de janeiro de 1953 foi apresentado em Nova York o primeiro modelo do Corvette que surpreendeu o público. Era um carro diferente dos padrões americanos: pequeno, baixo, com visual limpo e esportivo. Embora baseado em esportivos europeus, possuía traços do desenho americano com lanternas na ponta de um pequeno rabo-de-peixe, era branco com o interior revestido de couro vermelho.

Foi o primeiro carro esporte inteiramente americano fabricado por uma empresa americana.

A princípio o carro se chamaria Korvette, palavra homófona de Corvette (corveta), em referência à pequena e veloz embarcação de escolta da Marinha inglesa. Mais tarde optaram pelo nome Corvette.
 

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