Não sei se acontece só comigo, mas tenho a impressão que quando a gente era mais novo, ali pelos trinta, quarenta, tínhamos uma vida social mais ativa, mais constante. Aí, eram noites jogando buraco, mímica, detetive, cartel, monopólio, war e muitas outras formas competitivas de desfrutar agradáveis momentos (entre pessoas civilizadas, é claro).
Um dos joguinhos que mais me agradava era o dicionário. É claro que os milhares e milhares de leitores já estão cansados de saber como é, mas vou lembrar: a cada rodada um fica com o dicionário, escolhe uma palavra e todos escrevem suas definições para a palavra escolhida. As definições são lidas e, por votação (incluída a definição correta), é escolhida a vencedora.
Pois bem, nos idos de 90 estava lá em ação o locutor que vos fala.
Cai o dicionário no meu colo e escolho a palavra “transumância”.
Todos escrevem e, por unanimidade (já que quem escolhe a palavra não pode votar), a definição vencedora é: “Estado letárgico a que se entregam os consumidores de drogas. Ex.: ‘Pôô, tô na maior transumââância...’”
Digam lá, aurélios leitores: pode haver definição mais adequada?
(Só pra encher o saco de vocês, a definição correta está nos comentários.)
Transumância: “Migração periódica de rebanhos de carneiros da planície para as altas montanhas, no verão, e vice-versa, no inverno.”
ResponderExcluirQuem nunca jogou dicionário? Tentei, mas desisti do jogo. Minhas definições eram rebuscadas demais, e me entregavam como uma impressão digital! Esta é a do Vitor, repetiam sempre! Que merda!
ResponderExcluirVitor Lemos
Só pra sacanear também: uma palavra que sempre me fascinou no dicionário é bunodonte. Já imaginou você xingar alguém de bunodonte?
ResponderExcluirO significado, pra quem não sabe... está no Aurélio ou no Houaiss... - ou, hoje em dia, online.
Fui checar, é claro...
ExcluirE, ainda melhor que bunodonte, achei
bu-no-lo-fo-don-te!!!
Abs.