sexta-feira, 6 de julho de 2012

O BÓSON DE HIGGS

Bóson de Higgs é uma partícula elementar bosônica prevista pelo Modelo Padrão de partículas, teoricamente surgida logo após ao Big Bang, de escala maciça hipotética predita para validar o modelo padrão atual de partícula.

Arrã...

O bóson de Higgs foi predito primeiramente em 1964 pelo físico britânico Peter Higgs. Entretanto, desde então não houve condições tecnológicas de buscar a possível existência do bóson até o funcionamento do Large Hadron Collider - LHC que é o maior acelerador de partículas e o de maior energia existente do mundo.
O laboratório localiza-se em um túnel de 27 km de circunferência a 175 metros abaixo do nível do solo na fronteira franco-suíça, próximo a Genebra.

Nóóó...

A massa do bóson de Higgs não foi medida experimentalmente. Dentro do modelo padrão, a não observação de sinais desobstruídos em aceleradores de partícula conduz a um limite mais baixo experimental para a massa do bóson de Higgs de 114.4 GeV no nível da confiança de 95%.

Hmmm...

Para o cosmólogo Mário Novello, professor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), os pesquisadores do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern) ainda têm um longo caminho pela frente, não só para provar que a partícula encontrada é mesmo o bóson de Higgs como para destrinchar suas propriedades de forma a demonstrar que ele é mesmo responsável por dotar de massa tudo que vemos no Universo.

É claro que um brasileiro tinha que trucar a coisa.
Mas, vamos ao mais importante.
Diga lá, científico leitor: no final das contas, what porra is all that?

3 comentários:

  1. Meu, outro dia numa conversa de boteco propus aos parceiros um exercício de imaginação: o que aconteceria se caíssem náufragos numa ilha deserta com a roupa do corpo? Pelo menos no meu caso, creio que retrocederia à idade da pedra lascada.
    Vitor Lemos

    ResponderExcluir
  2. Graaaaande Tiago,
    Essa"porra" seria literalmente isso mesmo,ou seja, o "espermatozóide"divino que deu origem ao Universo,incluindo obviamente, seus orgulhosos filhos terráqueos.
    Como diriam nossos amigos do norte:"shits happen"...rsrsrsrs

    ResponderExcluir