sábado, 9 de junho de 2012

OVERDOSE FUTEBOLÍSTICA

EUROCOPA - HOLANDA 0 X 1 DINAMARCA
Fez lembrar Barcelona X Chelsea. A Holanda, cheia de charme, tocando a bola com qualidade, achava que a vitória seria normalmente construída. A Dinamarca trancadinha, toda lá atrás e a Holanda bombardeando. Só que, aos 24 do primeiro tempo, o Krohn-Dehli fez Dinamarca um a zero.

Tenho antipatia gratuita pelo Van Persie. Acho ele mascaradinho e, quando crescer, quer ser o Cristiano Ronaldo. E o que o cara perdeu de gol, furou, escorregou, foi uma grandeza. Mas, não saiu.

A Holanda continuou tocando, foi desesperando e perdendo chances uma atrás da outra. No final, já parecia o Flamengo: levantando bola pra área e rezando prum Wagner Love da vida resolver a parada...

Jogo de poucas faltas idiotas (aquelas que o faltoso faz pra mostrar pro “professô” que não perde viagem - uma imbecilidade muito comum em jogos dos campeonatos brasileiros).


Mas, o que mais me intrigou foi o gramado. Segundo o SporTv, a grama é metade natural e metade artificial - alternadas como podemos ver pela foto. Mas, não disseram qual era a artificial e qual a natural. Minha aposta é que a mais clarinha é a artificial. E o que os jogadores - todos - escorregaram, principalmente no primeiro tempo, foi tragicômico.


AMISTOSO (?) BRASIL 3 X 4 ARGENTINA
Até os seis minutos o mais empolgante do jogo era a mensagem exibida nas placas eletrônicas em volta do campo que diziam:
“E aí... Comeu?” (Certamente deve ser anúncio de filme brasileiro.)
Neymar pelo meio e Hulk (o bundudinho mais valorizado do momento) variando pra lá e pra cá, parece ser uma formação bem melhor para o time.
Galvão insiste em ressaltar que a Argentina está com o time principal e o Brasil com o time “olímpico”. Aí, eu te pergunto antenado leitor:
Qual o time principal do Brasil? (Cartas para a redação)

Sou fã do Ganso. Mas, o Oscar, hein?
O time se mexe, varia, marca, pressiona, joga bem, consequência: aos 22, Neymar lança e Rômulo faz 1 X 0.
Aos 31, Messi - que não tinha aparecido no jogo até então - faz 1 X 1.
Aos 34, Messi - que apareceu pela segunda vez no jogo - vira pra Argentina: 2 X 1.
Aos 36, Neymar lança Hulk que perde cara a cara.
Fim do primeiro tempo: até agora, jogo bom de ver!

10 do segundo tempo, Oscar toma uma porrada, cai, o time ameaça jogar a bola pra fora, ele levanta e faz sinal pra continuar, recebe, tabela com Leandro Damião e empata: 2 X 2.
14 minutos, sai Oscar. Tava machucado mesmo e fez o gol com raça. Tá dando gosto...
Galvão segue falando que o Brasil é um time de garotos. (HMS...)
22, sai Damião entra Pato Berlusconi e não faz nada, parãnanãm naaada, até o final.
26, Neymar bate corner, o goleiro argentino sai com mão de alface, sobra pro Hulk (dá-lhe bundudinho!), que vira pro Brasil: 3 X 2.
30, Aguero bate corner, Fernandez de cabeça: 3 X 3.
39, Messi arranca e põe no ângulo: 4 X 3. (O cidadão, no geral, não apareceu. Mas, melhor do mundo é melhor do mundo: 3 gols e mais um monte de estatísticas acumuladas...)
Finalizando, Neymar não brilhou, mas acho que essa nova posição dele pode ser muito boa para o time.
Acho também que o Mano, um bom técnico, se não for rapidamente rifado pelo Zé das Medalhas, deveria contratar a Méri Grossi como media-training para melhorar essa pose ridiculamente forçada nas entrevistas.


FLAMENGO 3 X 1 CORITIBA
Depois de 6 minutos de passes errados, bumba-meu-boi, chutões - ou “ligação direta” - como preferem os “analistas”, bola pra área e Wagner Love (impedido) faz 1 X 0.
Aos 12, Luis Antônio recebe do Ibson e faz 2 X 0.
Agora é rezar pro time não entregar a rapadura no final - como tem sido uma constante... A gente sofre mais quando não confia no time, né não?
Aos 24, gol do Coritiba. (Putz! Será que tá vindo mais cedo...?)

Segundo tempo, conforme apuração do Data-Haja, a frase mais ouvida é “Errou o passe”. Raiva. Desânimo. Sono.
Acordo aos 46 com falta para o Flamengo. Botinelli bate, espirra, sobra para Hernane: 3 X 1.
Seguimos firmes na disputa pelo oitavo, nono, décimo lugar, por aí...

A melhor coisa do jogo, pra mim, foi ver meu prezado Édino Nazareth Filho - o Edinho - comentando. Tive a honra de jogar com ele no Copaleme (bons tempos adolescentes) e trata-se de um cidadão da melhor qualidade: como jogador, nem se fala. Como ser humano, um grande sujeito! Embora seja tricolor. (Ninguém é perfeito...)

2 comentários: