sábado, 9 de junho de 2012

IVAN LESSA, MILLÔR, CHICO. CHEGA, PÔ!


Escritor e jornalista, Ivan Lessa morreu na sexta-feira (8) de um enfisema pulmonar. Lessa, 77, que morava em Londres desde 1978, era conhecido pelo texto bem-humorado de suas crônicas para a BBC, onde ele escrevia três vezes por semana.


Segundo o canal "Globonews", a mulher de Lessa, Elizabeth, o encontrou morto em seu escritório, ao chegar em casa à noite. Ao canal, ela disse que Lessa tinha dificuldades para sair de casa devido à doença, mas se recusava a ser internado.


Foi um dos fundadores do extinto jornal "O Pasquim", célebre por sua resistência no período da ditadura militar. Ali, com o amigo e cartunista Jaguar, criaram o rato Sig, brincadeira com o psicanalista Sigmund Freud a partir da anedota "Deus criou o sexo, e Freud, a sacanagem". O ratinho virou um dos símbolos do Pasquim.


Filho do também escritor Orígenes Lessa, Ivan foi autor de quatro livros: "Garotos da Fuzarca" (1986), de contos; "Ivan Vê o Mundo" (1999), coletânea de crônicas suas para a BBC; "O Luar e a Rainha" (2005), também de crônicas; "Eles foram para Petrópolis" (2009), que reuniu os e-mails trocados publicamente entre Lessa e o jornalista Mário Sérgio Conti na coluna Correspondência, do UOL.

2 comentários:

  1. Ta com medo, hein?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu tivesse a honra de pertencer a esse time até estaria.
      Mas, o país está ficando cada vez mais burro.
      E isso, sim, dá meeedo...
      Abs.

      Excluir