terça-feira, 1 de maio de 2012

CUIDA DA TUA VIDA!

Em plena tarde de 24 de dezembro, no início dos anos 2000, vi dois homens se matarem na esquina da Avenida Nossa Senhora de Copacabana com Belford Roxo. Começaram a brigar, cada um puxou um revólver e atiraram um no outro até os dois caírem mortos.
Não tenho a menor ideia dos motivos de cada um.
Mas, tenho certeza que eles tinham.

Convivemos a vida inteira com infindáveis histórias de guerras insanas, terrorismo e assassinatos por um nada. Cada um dos personagens dessas histórias tinha seus motivos, suas ideias, suas crenças.
Cada uma das vítimas tinha também tudo isso.

Justiça dos homens? É balela.
Justiça divina? Também é.

Então resta, a cada um, viver sua vida. Acreditando e praticando suas crenças e ideais. Agora, se suas crenças e ideais envolvem convencer o próximo que suas crenças e ideais vão salvar as pobres almas da danação eterna, por favor, pensa um pouquinho: pode ser que você não esteja na direção correta. E, como provavelmente você tem certeza que está certo, pensa também, só um pouquinho, que os destinatários de seus nobres ideais podem não concordar com você.

Resumindo, haja muuito saco pra filmes, mensagens, powerpoints,
e-mails e tudo mais que envolva aconselhamentos para te salvar e/ou para fazer você viver melhor – desde que você viva como eles querem.

Que tal, em vez de ficar pentelhando a vida alheia, cuidar de ser mais educado, mais civilizado, enfim, mais humano e menos hipócrita?

3 comentários:

  1. Aconteceu comigo, mais ou menos isto, tambem.
    Com isto, nao consigo achar a cidade tao maravilhosa assim...

    ResponderExcluir
  2. É Paulim,
    Quando o mundo não fica assim tão "lá longe", complica, né não?
    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Falou pouco e acertado, Tiago. E a trilha sonora das "m...." das mensagens? Ô tormenta! Pior é quando você está perto de alguém que recebe a mensagem, e a criatura de chama para ver "que lindo". Ô inferno!

    ResponderExcluir