terça-feira, 9 de setembro de 2014

VALE O ESCRITO?

 
Se seguissem a ética do jogo do bicho talvez nossos valorosos candidatos conseguissem valorizar a Política (com “P” maiúsculo) em vez de fazê-la chafurdar mais e mais nessa lama criada e alimentada por eles mesmos.

Tudo bem que Saúde, Segurança etc, etc, têm seu peso mas, acho que a Educação é o tema mais importante no Brasil de hoje.
Assim, fui atrás dos “programas de governo” (rsrs) dos principais candidatos (rsrsrs) dessa “festa da democracia” (rsrsrsrs) no que se referem a este item.

Para quem não consegue ir além dos 140 caracteres, já vou logo adiantando: blá-blá-blá...
E, não importa o resultado, all in que vai continuar tudo na mesma.

DILMA – EDUCAÇÃO
Fonte: https://www.pt.org.br/wp-content/uploads/2014/07/Prog-de-Governo-Dilma-2014-INTERNET1.pdf

Transformação da qualidade do ensino.
A proposta de investir fortemente na qualidade da Educação e, ao mesmo tempo, ampliar cada vez mais o acesso ao ensino, em todos os níveis – desde as necessárias creches até os cursos mais especializados–, manterá esse setor da vida pública como o responsável pelo êxito das metas de várias outras áreas da administração pública. Vai dar solidez à posição social dos brasileiros que subiram na escala social e estão hoje em posição melhor que a de origem.
Continuará a dar chances de ascensão àqueles que ainda permanecem pobres e vai garantir mão de obra na quantidade e qualidade necessárias para sustentar o crescimento do país. Cada vez mais, deverá ser ampliada a produção da Ciência, da Tecnologia e da Inovação necessárias para que o Brasil ingresse efetivamente numa sociedade do conhecimento.
Para essa grande transformação na realidade educacional do Brasil, o governo tomou a iniciativa de destinar os recursos originários da exploração do petróleo, no pré e no pós-sal, para as ações nessa área.

No novo governo de Dilma, estarão gradativamente disponíveis para a Educação 75% dos royalties do petróleo e 50% dos excedentes em óleo do pré-sal.
Somados ao orçamento da Educação, que teve considerável aumento em doze anos, os recursos provenientes da comercialização do petróleo oriundo do pré-sal vão tornar realidade o Plano Nacional de Educação (PNE), que o Governo Dilma aprovou sem vetos.
Vamos continuar ampliando o atendimento em creches para universalizar a educação infantil de 4 a 5 anos até 2016. Vamos continuar ampliando e qualificando a rede de educação em tempo integral, de forma que ela atinja até 20% da rede pública, até 2018. Vamos garantir, com o PRONATEC, a formação plena da juventude brasileira, com acesso ao conhecimento científico e tecnológico, por meio de um Pacto Nacional pela Melhoria de Qualidade do Ensino Médio, até 2016. Vamos conceder, no período 2015-2018, mais 100 mil bolsas do Ciência sem Fronteiras.
Vamos fazer uma mudança curricular e na gestão das escolas. Vamos enfrentar o desafio de valorizar o professor, com melhores salários e melhor formação.

MARINA – EDUCAÇÃO
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/08/1508327-confira-o-programa-de-governo-de-marina-silva-ponto-a-ponto.shtml - 29/08/2014  21h08 - Atualizado em 01/09/2014 às 13h46

A candidata defende acelerar o Plano Nacional de Educação, que prevê destinar 10% do PIB à educação, e ampliar os recursos destinados ao Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica).
Outra meta é estabelecer o ensino integral para a educação básica.
Marina também propõe a universalização da educação infantil entre crianças de 4 e 5 anos. O projeto defende que todas as escolas tenham acesso a "internet veloz e estável" até 2018. E quer implementar a Rede Nacional de Inovação Educacional e a Prova Nacional para Docentes (de caráter optativo). A presidenciável também propõe que o Fundo Setorial do Petróleo volte a ser alocado no FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), como era até 2012. Também propõe medidas para ampliar o acesso ao Ensino Superior.

AÉCIO – EDUCAÇÃO
Fonte: http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/tucanos-correm-com-programa-de-governo-mas-nao-tem-data -
PSDB | 07/09/2014 08:42

Tucanos correm com programa de governo mas não têm data

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário