domingo, 7 de setembro de 2014

NOSTALGIA

Segundo o Houaiss
as definições de nostalgia são:

substantivo feminino
1    melancolia profunda causada pelo afastamento da terra natal
2    Rubrica: psicologia.
distúrbios comportamentais e/ou sintomas somáticos provocados pelo afastamento do país natal, do seio da família e pelo anseio extremo de a eles retornar
3    Derivação: por extensão de sentido.
saudades de algo, de um estado, de uma forma de existência que se deixou de ter; desejo de voltar ao passado
Ex.: n. da vida adolescente
4    estado melancólico devido a aspirações, desejos nunca realizados
Ex.: n. de uma vida conjugal
5     estado de tristeza sem causa aparente

Acho que todas podem estar certas e todas podem estar erradas.
Pra mim, nostalgia nada mais é do que uma saudade boa, uma dessas “crises” que acometem os seres humanos de tempos em tempos.

E uma dessas “crises” me aconteceu ontem sem a menor explicação lógica: estava eu, concentradíssimo, sofrendo com Flamengo X Grêmio quando, do nada, me veio a lembrança de um colega de ginásio (manja ginásio?) cujo não vejo e nem tenho notícia a, seguramente, uns 50 (cinquenta) anos.

O Flamengo perdeu, fiquei mal humorado, jantei e fui ao agradável convívio com a sábia que me acompanha.

Mas, a imagem daquele colega foi se multiplicando em imagens da escola, de detalhes que, achava eu, já estavam definitivamente deletados, de sensações - agradáveis ou não - cujas definitivamente me assustaram pela clareza com que se apresentaram. Parecia que eu estava com aquelas pessoas até ontem.

Resumo da ópera: fui pro fêicibúqui na captura de quantos eu pudesse achar. Achei meia dúzia, mandei mensagens engraçadinhas e, não importa se vão me responder ou não, descobri que essa é a melhor maneira de me livrar dessa tal de nostalgia.

(Mentira. Tô doido pra eles responderem.)

4 comentários:

  1. Desse tipo especifico de nostalgia, so/u assaltado vira-e-mexe....gosto dela.
    saudações rubrinegras
    fernadão

    ResponderExcluir
  2. Guardar problemas, neuras e incômodos não vale a pena. A partir do momento que externamos, estas questões se minimizam. Brilhante conclusão sua sobre como se livrar da tal nostalgia. É só aplicar um choque de realidade. Normalmente, ela não resiste. Tendemos a mitificar aquilo que ficou para trás, e à exceção do Zico e do Tostão, poucas coisas valem a nostalgia.
    Vitor Lemos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeitas as exceções.
      Só acrescentaria Pelé, Garrincha, Adílio, Andrade, Leandro, Júnior, Carlinhos, Gérson, Rivelino, Djalma Santos, Didi, Ademir da Guia, Sócrates, Falcão, Dirceu Lopes e mais alguns que me fogem agora.

      Excluir