domingo, 28 de setembro de 2014

CENAS NORDESTINAS


E lá se foi o locutor que vos fala para três dias de trabalho no nordeste.
Recebido da forma inacreditável que só quem vai lá sabe como é (diretamente proporcional ao calor e à brisa suave e constante)
e, após ficar livre de obrigações outras, sou premiado com uma última tarde à toa ciceroneado por um amigo de longa data que, esperto que é, já habita a região há quase uma década.

Roda pra lá e pra cá, acabamos numa marina no Rio Paraíba que acolhe veleiros inacreditáveis de todas as partes do planeta.
O cidadão conhece todo mundo, damos um passeio pelo local e encontramos um “capitão” bom de conversa - como a grande maioria da população residente.
Nordestino típico, conhecedor de todas as manhas marítimas, desanda a contar histórias todas ótimas e, para mim, absolutamente inéditas.

Numa dessas, ele conta que sempre que chegam veleiros, os capitães se reúnem para conversar, trocar experiências etc.
E, entre casos vários, cita a pergunta que todos eles se fazem e que dá, muito, o que pensar:
-“Quantas cores tem o mar?”

Segundo o capitão, essa pergunta é recorrente entre todos os que, como ele, cruzam esses mares que dominam dois terços desse nosso planetinha. E ninguém tem a resposta.
Daí em diante já não prestei atenção em detalhes como “monocasco”, “velame” e tantas outras expressões cujas me soam próximas a equações de física e fiquei viajando nessa perguntinha “arretada”.

Nos despedimos, entramos no carro para seguir em busca de uma cerveja gelada e comento com meu amigo sobre a perguntinha que não me sai da cabeça.
A resposta vem com a sabedoria de quem já assimilou o lugar onde vive:
-“Não importa o número. Importa continuar procurando e conhecendo.”

O voo de volta foi longo...

4 comentários:

  1. Entendeu, gafanhoto? Essa galera que vive coladinha na natureza é pura filosofia. Genial!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Entendeu, gafanhoto" é ótimo!
      Como é que chamava essa série?
      Era com o Keith Carradine ou algo que o valha, né não?

      Excluir
  2. Querido Tiago, a série era denominada "Kung Fu", e o ator era David Carradine, e não Keith Carradine, que e´ seu irmão! Por falar em Nordeste, já tenho, mentalmente, onde pretendo encerrar minha passagem por esse planeta, Estou esperando a turma de cá se ajeitar e, partir pro paraíso. Se a madame não quiser ir ... que fique! Nos veremos no Natal e, olhe lá!!! KKK Abç. DuduGouvêa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kung Fu!!! É mesmo!
      E no final ele sempre caminhava em direção ao por do sol.

      Quanto ao Nordeste, vou antes e te espero lá.
      Abs.

      Excluir