quarta-feira, 7 de setembro de 2011

É BOM SER GRANDE?

Tuniquinha completa, no fim deste mês, um ano de idade.

Nascida no Brasil - uma das maiores economias do mundo, uma das maiores extensões territoriais do mundo, um dos países mais populosos do mundo com uma das maiores reservas minerais do mundo, num estado que é maior do que a França, vive em Uberlândia (onde as porlrtas estão sempre aberlrtas para o amorlr) - a maior cidade do interior brasileiro (tudo bem que Campinas, São José dos Campos e Ribeirão Preto são maiores, mas São Paulo não vale: é outro país).

Tuniquinha não terá chance de conhecer mais de 25% de seus contemporâneos (em Minas Gerais a taxa de mortalidade infantil é estimada em 27,2%, segundo o IBGE).

Ela hoje vive num país que ocupa o 73º lugar em 169 países listados no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU. Atrás de Argentina e Uruguai (46º e 52º respectivamente) só pra citar os vizinhos mais próximos.

Um país que, segundo o relatório anual da entidade Transparência Internacional, ocupa o 59º lugar no ranking mundial de corrupção e vem lutando diariamente para descer ainda mais.

Nesse quase um ano de vida, ela já passou por mais de oitenta escândalos no Congresso, chuvas na região serrana do Rio que deixaram mais de mil mortos, a “ocupação” do Complexo do Alemão - uma guerra que dura até hoje - e muito, muito mais...

Não admira que ela esteja com essa carinha de "-Putz! Onde é que eu vim parar?".

4 comentários:

  1. Eu adoro essa foto!
    Faltam 20 dias e confesso que essa visão do primeiro ano de vida dela tinha passado beeem longe da minha cabeça!

    Um mote bem Haja para jogar essa carinha de "Putz" no blog!

    Amamos o vovô!

    ResponderExcluir
  2. Nossa que aula de geografia, economia! É Tuniquinha, o Brasil é assim, vá se acostumando. Para crescer com saúde, coma bastante pão de queijo, doce de leite e queijo minas....rssss

    ResponderExcluir
  3. "O Brasil é assim, vá se acostumando":
    esse é que é o problema, sumida Dona Vera.

    ResponderExcluir