sexta-feira, 30 de julho de 2010

LEITURA DINÂMICA: MISTÉÉRIO...

Quem primeiro estudou esse modo peculiar de o olho passear por uma página foi o francês Louis-Émile Javal (1839-1907). Diretor do Laboratório de Oftalmologia da Universidade de Sorbonne, em Paris, no final do século passado, ele criou um método de leitura rápida, aperfeiçoado nos anos 60 pela professora primária americana Evelyn Wood (1927-1979). No Brasil, a técnica chegou em 1968. O deputado federal Dail de Oliveira quis torná-la obrigatória nas universidades. O projeto não passou.

Desde garoto ouço falar nas maravilhas da leitura dinâmica e aí eu te pergunto, apressado leitor:
Você fez curso de leitura dinâmica?
Você conhece alguém que fez?
Você já viu alguém ler alisando as páginas?
(Cartas para a redação).

5 comentários:

  1. Não Haja, acho que não. E "haja saco" para tanta preparação pra ler tanta coisa idiota que a gente lê por aí. E haja saco para quem lê e não entende nem as ironias dos textos. Imagine vc por meio de leitura dinâmica?!
    Ninguém merece ter que explicar a piada, isso sim é que eu chamo de tragédia, no mínimo.
    Agora, cá entre nós, Haja, já imaginou leitura dinâmica em tela de p.c? Imagina os leitores apressado; ilário rsrsrs
    Acho que vou criar um blog parodiando o seu do tipo "Haja luz" ou "Sai dessa, abra uma schol" ou "Haja saco pra quem não tem colírio e usa óculos escuro" ou "Ah! Fala sério" ou "O espírito da coisa"
    Vc se incomôda?! rsrsrs
    beijos,
    P.S. Não preciso assinar não né? Pela linguagem que eu uso da pra sacar que é uma mulher que escreve?

    ResponderExcluir
  2. De minha parte acho que sou uma praticante de uma nova versão da metodologia. Leio aos pulinhos... dando preferência aos verbos e adjetivos, difícil explicar. Certamente é por isso que passo o olho pela maioria dos assuntos que me interesso somente o suficiente para saber que realmente não me interessam. Entendeu?

    ResponderExcluir
  3. Tiago, há muitos anos atrás fiz um curso rápido de leitura dinâmica. Por pura curiosidade, o curso tb ensinava técnicas de memorização, essas sim são legais.
    A leitura dinâmica em si, só serve para ler jornais, revistas, um livro que vc não tenha muito interesse. Contudo, para absorver e mergulhar num texto, tem que ler cada palavra na minha opinião.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. "Aos pulinhos" é ótimo!
    (Se é que entendi a nova metodologia...)

    ResponderExcluir
  5. Como disse a "anônima Amanda", deve ser ótimo alguém fazendo leitura dinâmica no monitor...

    ResponderExcluir