domingo, 5 de outubro de 2014

LEIS NÃO ESCRITAS QUE REALMENTE VALEM

Dentre as várias que conhecemos, a de Murphy (“Se algo pode dar errado dará errado”) e a de Gérson (“Gosto de levar vantagem em tudo, certo?) - criada pela Caio Domingues para o cigarro Vila Rica em 1976 - são as mais famosas.

O Gérson - um dos maiores craques que o Brasil já teve - entrou de gaiato nessa roubada pobremente defendida por José Monserrat Filho: "Houve um erro de interpretação, o pessoal começou a entender como ser malandro. No segundo anúncio dizíamos: ‘levar vantagem não é passar ninguém para trás, é chegar na frente’”.

Ora bolas, o segundo anúncio é igual a desmentido em jornais e revistas. O mal já está feito e ninguém presta atenção. Ainda mais depois desse aval à malandragem e ao famigerado jeitinho brasileiro que tanto orgulho provoca em tanta gente que posa de esclarecida e, sempre que pode, exercita com rara maestria.

Mas, por que essa conversa? Porque hoje fui votar e, por alguma conspiração cósmica, a minha seção é a mais lotada sempre.
Lá estou na fila quando chega uma avó acompanhada da filha e empurrando o neto - bebê numa cadeirinha que mais parecia uma nave espacial. A moderna vovó se adianta, fura a fila, vota, sai e entrega o carrinho para a filha furar a fila também.
Um cidadão, talvez menos acostumado a essas práticas tão constantes, gritou lá de trás: “Ôu! Dá pra alugar a criança?”

Gargalhadas, a avó e a mãe do instrumento da malandragem fazem cara feia, empinam os respectivos narizes e ignoram.

É só mais um retrato da falta de educação brasileira escorada no nosso maldito jeitinho. Que, como podemos comprovar, vem de longe e não parece estar perdendo terreno.

5 comentários:

  1. Grande Thiago,
    experimente chegar na sua "zona" eleitoral às 16:45 que a sua votação votação será sem fila e na maior tranquilidade.
    Atuo assim desde priscas eras e funciona que é uma beleza...rsrsrs
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que tenho por costume tentar me livrar das chaturas o mais rápido possível. Daí...

      Excluir
  2. Certamente, deve haver uma superpopulação de brasileiros no campo celestial, pois, como prevê a Bíblia: "Dos mansos é o Reino dos Céus".
    Vitor Lemos

    ResponderExcluir
  3. Essas duas criaturas não usam hidratante facial, usam óleo de peroba extra forte! E na minha zona eleitoral, na Escola Estadual Caetano Azeredo, no Barro Preto, uma cadeirante não pode votar, porque a seção dela ficava no segundo andar do prédio, que não tem elevador. E também não conseguiram voluntários para carregá-la até a seção, o que, acredito, seria meio constrangedor para ela. Só no Brasil! O melhor sistema tecnológico de votação do mundo, mas zero de acessibilidade, sem falar no zero gigantesco em moral e ética.

    ResponderExcluir