sexta-feira, 6 de setembro de 2013

CURIOSIDADES RUBRO NEGRAS - 10

Leônidas da Silva (Rio de Janeiro, 6 de Setembro de 1913 - Cotia, 24 de Janeiro de 2004).

"Era um mágico do futebol", disse o jornalista Mário Filho. E com toda a razão. O "Diamante Negro", nome imortalizado em um chocolate vendido até hoje, é um dos maiores nomes da história do futebol brasileiro.

Também conhecido como "Homem Borracha", devido a sua elasticidade em campo, e inventor da bicicleta, era capaz de criar grandes jogadas e produzir momentos inesquecíveis aos que o assistiam.

Nascido em São Cristóvão, zona norte do Rio de Janeiro, Leônidas começou sua carreira no infantil do São Cristóvão, passando posteriormente por Sírio e Libanês, Bangu e Peñarol do Uruguai. De lá foi para o Vasco e depois para o Botafogo. Porém, foi no Flamengo que ele se consagrou.

O craque, que foi um dos motivos para a meteórica popularização do Flamengo, chegou ao rubro negro em 1936.

Artilheiro dos cariocas de 1938 e 1940, e principal jogador na campanha do título de 39 - que pôs fim a um jejum de nove anos sem título para o clube da Gávea - o jogador marcou 153 gols em 149 partidas pelo rubro negro.

O "Diamante Negro", apelido dado pelo jornalista francês Raymond Thourmagem, da revista Paris Match, maravilhado pela habilidade do brasileiro, teve que interromper sua carreira de radialista em 1974 devido ao mal de Alzheimer. Durante trinta anos ele viveu em uma casa para tratamento de idosos em São Paulo até morrer em 24 de janeiro de 2004 por causa de complicações relacionadas à doença.

2 comentários:

  1. Adoro esses nomes. Diamante Negro, Magic...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dúvida: o chocolate foi criado em homenagem ao Leônidas ou o Leônidas ganhou o apelido por causa do chocolate?

      Excluir