terça-feira, 4 de outubro de 2011

QUESTÕES HOMOGÊNICAS

Texto publicado na Revista da Folha de 12/07/95 por Caio Túlio Costa.

"Uma das brincadeiras preferidas de alguns jornalistas é a de coligir expressões distorcidas e usadas inadequadamente. São ditos mal compreendidos, frutos do ouvido distraído ou ignorância, repetidos de maneira que os tornam muito gozados, liberando a tristeza do erro. Frases que lembram as antigas confusões que o ex presidente corintiano Vicente Matheus costumava fazer, do tipo ‘quem sai na chuva é pra se queimar’ ou ‘me inclua fora disso’. A compilação das expressões que se seguem é fruto da observação de profissionais da palavra que se preocupam com a língua portuguesa sem perder o bom humor - riem com gosto a cada expressão garimpada.”

Advogar em casa própria - no lugar de advogar em causa própria.
Questão de forno íntimo - questão de foro íntimo.
O diabo aquático - diabo a quatro.
Nervos da cor da pele - nervos à flor da pele.
Vou me abastecer de dar opinião - vou me abster.
Isso não é da minha calçada - da minha alçada.
Ponho minha mãe no fogo - mão no fogo.
Aquela senhora sofreu um ABC - Acidente Vascular Cerebral.
Ele é muito presuntuoso - presunçoso.
Bife de sete cabeças - bicho-de-sete-cabeças.
Sistema de esquecimento central - aquecimento central.
Garagem mediterrânea - garagem subterrânea.
Casas germinadas - geminadas.
Armário enrustido - embutido.
Olhoforte - holofote.
Terreno baldinho - baldio.
Bagatela de argumentos - batelada de argumentos.
Joelho de Aquiles - calcanhar-de-Aquiles.
Faca de dois legumes - faca de dois gumes.
Aviso breve - aviso prévio.
Depois da tempestade vem a ambulância - vem a bonança.
Assustar o cheque - sustar.
Adoçar o cheque - endossar.
Pombo da discórdia - pomo da discórdia.
Bife de figo - bife de fígado.
Tem uma paciência de jóquei - paciência de Jó.

(Valeu, Morici.)

3 comentários:

  1. Nos ouvidos da família também corre o "não é da minha ossada"... muito usado para "tirar o corpo fora", com catiguria!

    Paciência de jóquei é ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Bom, também!
    Tem mais um monte, mas achei que ia encher o saco...
    Bj.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. Já tinha lido alguns separadamente. Um monte junto assim é de morrer de rir. "Ponho minha mãe no fogo" é muuito bom!

    ResponderExcluir