quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

OLHA O ADELÉCIO AÍ, GEENTE!!!

Já publiquei aqui (BMB's UNIDOS SEMPRE SERÃO VENCIDOS!) um texto desse cidadão cujo não conheço mas gostaria.
E agora, mesmo contrastando com o ridículo clima "natalino" que se traduz em festas e bebedeiras pseudo-comemorativas, vai mais este primoroso texto.
Divirtam-se (?).

Outros Arrudas virão?
Adelécio Freitas

Brasília irá comemorar 50 anos de existência somente em abril do ano que vem, mas parece que o presente de grego para o Brasil veio antecipado. Uma pérola de sabedoria sociológica de valor inestimado. Um olhar mais atento sobre o escândalo Panetonegate nos mostra uma radiografia precisa daquilo que todos nós estamos carecas de saber, mas assim como um paciente em estado terminal, nos recusamos a admitir. As nossas instituições governamentais são estruturas caquéticas e apodrecidas, e qualquer grupo que ali for governar será corrupto, o que irá variar será apenas o grau de corrupção.

Sim, vou falar exatamente aquilo que você está pensando, eu vim para defender o Arruda e sua quadrilha, e culpar a população do DF. É para você ficar indignado mesmo amigo, a culpa pelo propinoduto é sua!!
Arruda está fazendo exatamente aquilo que ele foi eleito para fazer. Todos nós sabíamos que ele era um político picareta em busca de poder e interesses pessoais. Todos nós sabíamos que ele era um mentiroso descarado que representou uma das cenas mais vergonhosas e patéticas da história do senado federal, todos nós sabíamos que ele era cria de Roriz, uma mistura bizarra de Sarney e Maluf com sotaque goiano. Todos nós sabíamos que ele criou uma máfia das construtoras junto com o seu vice Paulo Octávio e sua bancada de paus-mandados na câmara legislativa para atropelar todas as exigências ambientais em nome da especulação imobiliária, uma promiscuidade inaceitável entre interesses públicos e privados.

E agora eu pergunto: Por que a população de Brasília deixou tudo isso correr frouxo??
Se estivéssemos em um país sério, políticos como Arruda, que foi pego mentindo no plenário do Congresso, ou como Gim Argello, que foi filmado pedindo lotes para um grileiro, não teriam apenas os seus direitos políticos cassados por toda a vida, mas estariam na cadeia.
Aqui na nossa República das Bananas eles voltam triunfantes, fazendo V da vitória, e defendendo com dedos em riste as suas honras ilibadas, se dizendo pobres vítimas de armações políticas.

Agora ficam todos horrorizados. Oh minha nossa!! Que absurdo!!
Pois eu digo, se você está indignado e quer xingar alguém, vá até o espelho, fique uns dez minutos xingando quem realmente merece. Acorde enquanto ainda é tempo. Papai Noel e coelhinho da páscoa não existem, e ética na política também não. Em nossa estrutura moribunda estas duas palavras são contraditórias.

Hoje estamos falando do Panetone, ou seja, já nos esquecemos do Sarney, do Renan, do mensalão petista, do valerioduto tucano...E o engraçado é como os papéis se invertem, o inquiridor se torna inquirido em um piscar de olhos, e todos correm para abafar o caso com um novo escândalo. E assim a pizzaria de Brasília continua a todo vapor, com o otário do contribuinte pagando a conta.

Aonde eu quero chegar? Digo que tudo o que o poder estatal toca apodrece, assim como um Midas de lama. Seja PT, PSDB, PMDB, ou PFL (me recuso a falar “democratas”...), ninguém fica imune diante das benesses do dinheiro público correndo solto. Isso só para falar dos tubarões, prefiro nem perder tempo falando das hienas e abutres vorazes pelas migalhas que sobram. Naturalmente alguém irá falar da santidade do PSol e outros partidos comunistas em geral, sem contar os que aproveitaram a onda ambiental para recussitar doutrinas caducas, os falsos ambientalistas conhecidos como “melancia”, só a casca verde mas o conteúdo totalmente vermelho. Neste caso, as burocracias corruptas e ineficientes dos infelizes países que os guiam falam por si, e é no mínimo ridículo que esta aberração ainda exista em nosso país . No fundo, toda essa retórica de direita, esquerda ou centro faz parte do mesmo monstro que quer controlar a nossa vida e meter a mão no nosso bolso. Gente que não teve competência para agir no mundo real, e vai buscar nos atalhos da política uma maneira fácil de ganhar a vida com discursos superficiais e padrinhos para puxar o saco.

E o engraçado é ver os oportunistas se aproveitando da situação para chutar o cachorro morto. Políticos em início de carreira pedindo mudança no DF, defendendo a ética e os valores morais, pedindo renovação na câmara legislativa. Todos nós sabemos que a única mudança que irá ocorrer será a mudança da conta bancária em que a propina irá pingar.
Não precisamos de renovação nenhuma na câmara legislativa, precisamos sim é fechar imediatamente aquela incubadora de ladrões que sempre envergonhou a nossa cidade.

Estamos indo para a segunda década do século vinte e um. Políticos são peças de um jogo podre e ultrapassado e que irá se extinguir em um futuro breve. Uma pessoa com menos de quarenta anos que queira entrar na política soa como algo tão mofado e anacrônico quanto dizer que quer ser um Marquês ou um Duque.
Se uma pessoa atualizada e consciente anseia realmente por mudanças, ela irá lutar contra essas estruturas de poder, e não querer reforçá-las. Estas pessoas estão criando grupos de trabalho, associações de bairro, redes solidárias que trabalham de forma anônima em busca de um objetivo comum. Esta é a verdadeira revolução pela qual estamos passando, este é o espírito de nossa época, o qual a burocracia estatal felizmente passa longe.

A verdadeira Bastilha a ser derrubada não está nas horrorosas torres de concreto superfaturado de Brasília, e sim nas estruturas coronelísticas e autoritárias que os brasileiros ainda carregam em seus subconscientes. Lá no íntimo, a grande maioria fica fazendo corpo mole no trabalho porque o chefe não está olhando, e sonha que nas próximas eleições virá um salvador da pátria com motivos nobres para colocar as coisas no lugar e aumentar os seus salários e benefícios.

É muito triste saber que a grande maioria de nossa população adulta é tocada como gado, apesar do discurso libertário de botequim. Enquanto a grande maioria assiste o Faustão, uma minoria de cidadãos com o mínimo de vergonha está nas ruas para fazer a faxina que deve ser feita, a maioria estudantes. Os mesmos que tiraram um reitor corrupto da UnB, que foram para o Congresso xingar o Sarney, que foram defender as reservas ambientais que estão sendo ameaçadas pela especulação imobiliária e que agora estão dentro da câmara legislativa do DF ( a famosa casa dos horrores) exigindo o impeachment e a prisão dos corruptos. Obviamente que irão aparecer alguns oportunistas neste meio levantando bandeiras pessoais e querendo tirar proveito político nestes eventos. Mas os jovens já estão vacinados. Tomates e ovos podres neles!!

Eu já estou velho, descrente com a minha geração e envergonhado com o terrível legado que deixamos para os que estão vindo. A única saída que enxergo está nesta juventude que cresceu conectada a um mundo sem fronteiras e sem hierarquias, que repudia doutrinas ideológicas da mesma maneira que foge de ternos, gravatas, e títulos como senhor, doutor, vossa excelência ou qualquer forma de vassalagem ou autoritarismo. A doença generalizada do poder é o sintoma mais claro de que o ser humano não nasceu para ser mandado por ninguém.

Tomara que este gene libertário da juventude não seja contaminado pela comodidade do dinheiro público, e que a iniciativa individual continue prosperando. Tomara que as novas estruturas em rede que estão surgindo continuem a se espalhar de forma horizontal . E finalmente, tomara que político seja tratado como um funcionário público qualquer, e que ao cometer um delito, vá para a cadeia como qualquer cidadão. E que nunca, em hipótese alguma deixemos algum messias ou salvador da pátria tomar as rédeas da nossa vida.

Obrigado excelentíssimo governador Arruda por ajudar o povo a entender que não adianta cortar a erva daninha, pois ela volta a crescer ainda mais forte. A sua cara-de-pau lustrosa é emblemática. Dessa vez todos irão entender que este mal tem que ser arrancado pela raiz.

Parabéns Brasília!! Feliz 50 anos de atraso!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário