quarta-feira, 24 de junho de 2009

POR TUDO O QUE VOCÊ FEZ, RECEBA NOSSOS PARABÉNS, ZÉ DA VEIGA!

(Momento melancólico)
Acho uma puta sacanagem essa cultura imediatista.
Quando previu que todo mundo ia ter seus 15 minutos de fama, Andy Warhol foi mais exato do que Nostradamus (nome que neguinho adora usar em esdrúxulas criações e/ou interpretações de profecias, atribuindo-as a ele).
O fato é que nos dias de hoje só se exaltam as celebridades instantâneas em detrimento dos merecedores.
Como exemplo, no ano passado, a seleção brasileira de futebol foi jogar um amistoso em comemoração dos 50 anos da primeira conquista da Copa do Mundo. No desembarque, os “craques” foram perguntados sobre a razão do jogo. Todos os entrevistados, repetindo - todos os entrevistados – deixaram clara sua completa ignorância sobre o significado do jogo: -“Eu não tinha nascido”, -“Estamos aqui focados na partida”, -“Não sei qual era o time de 58” e outras tragédias no gênero.
Toda essa baboseira é para manifestar minha tristeza pela partida do José Luiz Veiga - um cidadão que deveria ter ficado aqui por muito mais tempo.
Para a maioria (absoluta) que nunca ouviu falar de tão ilustre figura, o Veiga é o principal responsável por uma causa que, a muitos, pode parecer menor: o reconhecimento do boliche como esporte no Brasil.
(Parem de rir, seus insensíveis! Quantos de vocês jogam peteca?)
E, logo-logo, vai passar em branco até pelos praticantes do, graças a ele, esporte. De agora em diante, (e vou de all-in nessa) vão criar uma “Taça José Luiz Veiga” e, em pouco tempo, ninguém vai saber bem o que significa isso. (Como já vi acontecer em algumas solenidades de entrega do “Troféu Fernando Resende”)
Joguei boliche de 1982 até 2007. Nesses 25 anos colecionei alguns (poucos) bons amigos país afora cujos, apesar da distância e da pouca freqüência, sempre trago comigo e que, tenho certeza, também estão sentindo falta do Zé da Veiga.
(Pô! Além de melancólico acho que ficou piegas.)
Perdão, leitores.

Um comentário:

  1. Oi Tiago!
    Esse artigo já copiei pro www.boliche.com.br.
    Compartilho da sua melancolia.
    aBIRAços

    ResponderExcluir