domingo, 27 de setembro de 2015

POESIA NEOLIBERAL?

O vídeo abaixo foi extraído de "Free to Choose", uma série americana dos anos 80 estrelada pelo Milton Friedman (1912/2006) - prêmio Nobel de economia em 1976.

Sou, e pretendo continuar sendo, um absoluto ignorante dos intrincados meandros das ciências (?) econômicas mas, esse vídeo me deu o que pensar:

Sob um ângulo, apesar de um certo excesso de "acho que..." e "me parece que...", ele me passou a sensação de ser lógico, concatenado e preocupado com o bem estar da humanidade.

Sob outro ângulo, me passou a sensação de ser apenas uma poesia bem recitada (e politicamente direcionada) no clima pseudo soft dos exaustivamente copiados talk shows americanos.

Vai que é sua, leitor!


4 comentários:

  1. Esta é apenas uma parte da questão. Por favor, leia Thomas Piketty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O do "Capital no Século XXI"?
      Prometo que vou tentar, prezado anônimo.

      Excluir
  2. Com todas as distorções e imperfeições (porque a perfeição jamais estará presente nas relações sociais e econômicas, posto que são humanas), o capitalismo é o sistema menos pior. Em países como a Suécia, onde o cidadão é tratado e considerado indistintamente, e onde não há assaltos ao erário público (pelo menos, seriam mínimos), ele funciona como uma engrenagem quase perfeita. Mas, nós nunca vamos conhecer isto! Aqui, os Senhores Feudais (aqueles que legislam e comandam o Executivo) jamais permitiriam mudanças de estrutura e de Leis que lhes tolhessem privilégios.
    Alguns me julgam pessimista. Oh, piriquita, depois desta última do STF, o que quereriam que eu fosse?
    Vitor Lemos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A solução é simples: votar com consciência.
      Mas, em quem? Quem?? Quem??? "Raimundo Nonato"!
      (Seria cômico, etc, etc.)

      Excluir