quinta-feira, 20 de agosto de 2015

SÓ RINDO

-Você precisa se exercitar! É bom pra saúde. Ainda mais que você é fumante... Fumante! Que coisa mais fora de moda! Sem falar em câncer, infarto e tantas outras! Tem que se cuidar, cara!

-Arrã.

-É sério! Você não faz ideia de como faz bem!

-Mas eu estou bem. Duas ou três vezes por semana, quando a maré está baixa, ando de manhã cedo, na beira do mar, uns cinco quilômetros e me sinto razoável.

-Anda? Quáquáquá. Tem que correr, tem que suar, tem que fortalecer a musculatura! E tem que ser todo dia.

-Preguiça.

-Claro! É porque você não cria o hábito. E, olha, além do mais é ótimo para o stress.

-Ah! Deve ser mesmo. Deve aumentar muito o stress...

-Deixa de ser bobo. Você entendeu. Eu, por exemplo, não dispenso uma corrida no final do dia. Limpa a mente e o corpo!

-Detesto academia.

-Quem falou em academia? Com essa orla maravilhosa, fim de tarde, brisa batendo... Bom, já está na minha hora. Anima aí e vê se amanhã você começa!

E, como o calçadão se encontrava cheio de sedentários apreciando o fim de tarde, lá se foi o saudável correndo pela avenida, na contra mão, espremido entre os carros estacionados e os em trânsito, bufando e tragando a fumaça de centenas de escapamentos mas, firme, decidido e acreditando piamente em tudo que lhe empurram goela abaixo.

Pensar, cansa. Correr, não.

2 comentários:

  1. Corro dez quilômetros diários há mais de trinta anos e mantenho o mesmo peso que tinha aos vinte, mesmo comendo tudo o que quero. E mais, me blindo contra problemas coronarianos e o câncer. Parece exagero, mas não é! A corrida é tudo! Ah, sou fumante desde os dezessete, e nas peladas o meu motor funciona melhor que o de muitos meninos de vinte e poucos. Uma horazinha diária que vale muito mais do que se pode imaginar!
    Vitor Lemos

    ResponderExcluir