sábado, 29 de agosto de 2015

"SEM SOLIDARIEDADE NÃO HÁ CIVILIZAÇÃO"


A frase é mais uma das muitas e lapidares (aquelas que encerram um pensamento de ordem geral e de valor moral) de Pepe Mujica.
Cujo esteve no Rio esta semana a convite da Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul (Federasur) para um seminário fechado que aconteceu pela manhã.

A iniciativa de realizar um encontro com estudantes partiu dele, aconteceu na UERJ e entrou para a história.

Entre incontáveis exemplos de visão apurada, esse trecho resume o que virou a política:
"Se você acha que triunfar na vida é ter riqueza, vá trabalhar com comércio, indústria, mas não se meta na política - onde se deve ter carinho pelas pessoas. Não precisamos que os enamorados do dinheiro manejem o rumo político."

Outro exemplo, sobre a maioridade penal:
"Alguém pode acreditar que existam seres humanos com a vocação de carcereiros?
...As prisões, na América Latina estão transformadas em universidades de crime. ...E queremos prolongar mais e mais essa penúria?
...Nos EUA, recordistas mundiais de detentos, se multiplicam os crimes. Crimes dos pobres. Porque os donos do dinheiro não vão para a cadeia. ...A lei é igual para todos. Mas, alguns são mais iguais que os outros."

Mais um, sobre o narcotráfico e a maconha:
"Como, apesar de reprimir, estávamos perdendo a guerra...
...Não legalizamos: regulamos.
...Se tomo dois uísques por dia, tudo bem. Se tomo uma garrafa, querem me internar. Mas, como me internam se estou na clandestinidade? ...Com a regulamentação, se você precisar de ajuda, terá.
[Cada pessoa pode comprar 40g por semana em farmácias credenciadas.]
...Não queremos ser como os ianques na década de 30 com a lei seca. É o mesmo que estávamos fazendo com a droga."

Foi uma aula de política e vida que, tenho certeza, quem estava lá vai guardar com muito cuidado, carinho, referência e reverência.

(Duvido que alguém vá se privar de uma preciosa hora de vida longe dos fêicibúquis da vida para assistir esse vídeo, mas... Deveria!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário