quarta-feira, 20 de agosto de 2014

A CONTA NÃO FECHA

Segundo o TSE, o total de eleitores em 2014 é de 142.822.000 e o total de filiados a partidos políticos é de 15.329.000 (10,7%).

Qualquer pesquisa política confirma que mais de 50% dos entrevistados declaram não ter simpatia por nenhum partido político.

Considerando que cada filiado a um dos 32 (Trinta e Dois!) partidos políticos brasileiros consiga converter, firmemente, 3 eleitores
(a média de moradores por domicílios brasileiros é de 3,2 e vem caindo), teríamos aproximadamente 46.000.000 (32%) de votos gerados a partir dos ideários e programas dos partidos.

Considerando ainda que as convenientes coligações dividem em múltiplas fatias esses pretensos votos “partidários”, o percentual de importância desses votos despenca.

Mesmo se imaginarmos que algum partido brasileiro tenha um programa claro, que siga à risca esse programa, que seus filiados o conheçam a fundo e sejam fiéis como cães pastores, não consigo aceitar essa importância toda que os famigerados analistas e cientistas políticos de ocasião conferem aos apoios ou traições dessas siglas que deveriam ser reunidas em uma só:
OUJSV (Oportunistas Unidos Jamais Serão Vencidos).

2 comentários:

  1. Assino embaixo. É uma vigarice escrachada esses partidecos, que são criados para tirar um trocado do fundo partidário, o bolsa-partido. Morte aos nanicos! E fogueira para os grandes!

    ResponderExcluir