quarta-feira, 14 de maio de 2014

PARTICULARIDADES REGIONAIS

Cada cidade, cada região, tem seus costumes e esquisitices que, para quem lá vive, são coisas rotineiras. Enquanto quem lá chega, toma susto.

Por exemplo, quem chega a Belo Horizonte certamente enlouquece com o traçado das ruas que desembocam em oito na mesma praça. Por mais que se tente, as diagonais desafiam qualquer raciocínio baseado nos tradicionais quarteirões.

Quem chega no Rio, pode ficar meio perdido com as ruas que trocam de nome nos limites não visíveis de um bairro para outro.

Enfim, cada cidade tem sua doideira própria.

E lá foi o locutor que vos fala na captura de um endereço em João Pessoa para participar de uma importantíssima repone (reunião de porra nenhuma).

Me achando o sortudo, verifico que o endereço é na mesma rua do hotel, com a simples diferença entre o número 400 (do hotel) e 823 (do destino). O google maps me informa que são pouco mais de três quarteirões à esquerda.

Mole pra nós. Saio andando na maior tranquilidade. Um quarteirão percorrido, verifico que o número da casa branca, bonitinha e antiga é 510 e uma estranha sensação me invade ao constatar que a casa vizinha ostenta o número 125. Mais uns vinte metros e dou de cara com outra casa apresentando o número 1500. Chego ao fim da rua, não acho nada e começa a chover. Forte.

Dou sorte de encontrar um ponto de táxi. Porque, em JP, os táxis ficam nos pontos e só se mexem quando são chamados por telefone (Enquanto que no Rio, se você se espreguiçar na calçada, param três...).

Resumo da ópera: deposito minha carcaça encharcada no veículo, dou a direção de volta para o hotel e comento com o motorista sobre minhas desventuras. A risadinha é tranquila. "Ôxe, essa rua é assim mesmo. É antiga, cada um foi pondo o número que queria e a prefeitura não muda."

No caminho de volta o motorista me mostra que o número 823 fica a um quarteirão à direita do hotel!
E chove.

A única vantagem é que nessas plagas nordestinas é muito difícil a gente se irritar.
Mas, eles estão se esforçando...

2 comentários:

  1. O legal é que, conforme você escreveu, quem mora em cada lugar se habitua. Nossa capacidade de adaptação é algo muito legal.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo alguns, é essa capacidade que faz com que o ser humano sobreviva no planeta. Será mesmo? Ainda acho que é a preguiça que, paradoxalmente, move a humanidade.

      Excluir