sexta-feira, 9 de maio de 2014

CURIOSIDADES RUBRO NEGRAS - 32

 
O Campeonato Carioca de 1920 (organizado pela Liga Metropolitana de Desportos Terrestres) foi marcado pelo título do Clube de Regatas Flamengo, que encerrou uma sequencia de três títulos seguidos pelo Fluminense Football Club.
Afinal, o fato do tricolor das Laranjeiras ter vencido as últimas três edições do estadual com uma equipe tida como imbatível, acabou sendo um prazer a mais para os rubro-negros e, consequentemente, aumentando a rivalidade entre os dois clubes.

O Flamengo, de forma surpreendente, venceu o campeonato com duas rodadas de antecedência.
Contudo a última rodada tinha frente a frente Fluminense x Flamengo, nas Laranjeiras e muita coisa em jogo.

O tricolor queria vencer de qualquer jeito, pois se o título já estava nas mãos do rival, a invencibilidade ainda não. E uma vitória representaria jogar “água no chope” no caneco rubro negro.

Afinal de contas, até ali (1906-19), das 14 edições do Estadual apenas em três oportunidades o campeão fechou sem nenhuma derrota: Fluminense em 1908 e 1909 (ambos em 10 jogos) e o Flamengo em 1915 (12 jogos).

Enfim, chegou a última rodada, no dia 19 de dezembro de 1920.

Com sede de vitória, o Fluminense abriu o placar aos 16 minutos com o atacante Zezé. Mas o Flamengo empatou com Candiota aos 31 minutos.

Na segunda etapa, novamente o Fluminense voltou a passar a frente do placar, logo aos 4 minutos por intermédio de Welfare. Contudo, o Flamengo provou que o título não foi à toa e voltou a empatar aos 15 minutos com Valdemar.

Fim de jogo e o Flamengo festou mais uma conquista na casa do rival, com direito a empatar em número de conquistas invictas com o Tricolor: dois para cada lado.

Aníbal Candiota (marcado na foto), conhecido como "Rei do Passe" (devido à precisão de seus lançamentos), começou sua carreira no Guarany de Bagé, transferindo-se para o Cruzeiro de Porto Alegre e para o Flamengo-RJ.
Foi o primeiro jogador do Flamengo a marcar um gol pela Seleção Brasileira em 1921, na vitória por 3x0 sobre o Paraguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário