sexta-feira, 23 de maio de 2014

CURIOSIDADES RUBRO NEGRAS - 33

 
Agustín Valido nasceu no dia 31 de Janeiro de 1914 em Buenos Aires na Argentina.
Começou a carreira no Boca Juniors da Argentina, onde foi Campeão Nacional em 1934. Logo depois se transferiu para o Lanús ficando até 1937. Em 1937 foi jogar no Rio de Janeiro pelo Combinado Becar-Varella e atraiu a atenção da Presidência do Flamengo que acabou contratando Valido.

Marcou 45 gols em sua passagem sendo o mais importante na final do Campeonato Carioca de 1944 que garantiu o primeiro Tricampeonato carioca do Flamengo em sua história.

Agustín largou o futebol ao fim do campeonato de 1942 e era um próspero industrial no Rio de Janeiro. Só pensava no futebol como torcedor do "Mais Querido".

No entanto, faltando dois jogos para o término do campeonato de 1944, deu um pulinho na Gávea para dar apoio moral para seus amigos (e também para disputar uma pelada com operários da sua gráfica) e, curiosamente, o treinador Flávio Costa, sem poder contar com Perácio (servindo ao Exército) e Pirillo (com uma "inflamação" nas partes baixas), convidou o argentino, de 37 anos, para disputar as partidas derradeiras.

Relutante, Valido aceitou convite do técnico Flávio Costa e voltou aos gramados depois de dois anos sem ver uma bola, marcando presença na acachapante goleada de 6x1 contra o Fluminense.

O esforço na partida deixou Valido quase incapaz de andar e ainda contraiu um resfriado no decorrer da semana decisiva. Flávio Costa, teimoso como sempre, não abria mão de sua presença na partida contra o Vasco. E lá foi o febril argentino, trocando pijama por uniforme, para a grande partida.

Durante o transcorrer do jogo o Flamengo parecia com 10 em campo, pois Agustín Valido apenas fazia número na ponta direita, e o Vasco aproveitava pressionando. Até que a quatro minutos do fim, uma falta é marcada para o Flamengo na lateral esquerda da área vascaína. Vevé cruzou e, no meio do tumulto, um quase moribundo Valido saltou mais que o zagueiro Argemiro e testou para as redes.

Uma vitória com a marca rubro negra: no fim do jogo, suada, heróica, inesquecível e em cima do Vasco.

Valido faleceu com 84 anos no Rio de Janeiro, no dia 23 de fevereiro de 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário