terça-feira, 21 de janeiro de 2014

PESSOA INTERESSANTE!

Madrugada dessas, em agradável conversa com a sábia que me acompanha, lembrei de um esquete antigo em que o Luis Fernando Guimarães está numa boate onde se apresenta uma mulher dançando num pseudo strip tease.
E ele lá no fundo, aos berros: -“Gostoosa! Tesãão!!”
Um cara ao lado, chateado, fala com ele:
-“Pô, cara, é minha mulher.”
E ele, com aquela cara miserável, prossegue no mesmo tom:
-“Interessaante! Pessoa interessaante!!”

Rá-rá-rá, mais cerveja e ela me sai com essa:
-“Fulana de Tal é a pessoa mais interessante que eu conheço.
Quem é a pessoa mais interessante que você conhece?”
-“Fácil. É o Veríss...”
-“Não vale. Você só conhece o que o Veríssimo escreve.
Não conhece a pessoa.”
-“Então, sou eu.”
-“Também não vale. E, além do mais, você não é essa interessância toda...”
-“Sou sim!” (Afinal, se eu não me achar interessantíssimo, o quêqueutô fazendo nesse disco?)
-“Deixa de preguiça. Tem que ser alguém que você conheça, mas tem que ser sem julgamento de amor, amizade, etc. Pessoa interessante pelas ideias, pelas posições, pelos questionamentos.”

Pronto. Estabeleceu as regras e esculhambou de vez com a minha avareza cognitiva (vide post mais abaixo).
Aí, danou-se: é um grande esforço separar a afinidade e a amizade do racional e factual. Depois de muitas divagações cheguei a duas, para mim, surpreendentes conclusões:

1. A grande dificuldade que tenho em fazer essa separação é diretamente proporcional à facilidade de aceitar como interessantíssimos os (poucos) amigos que coleciono;

2. Dentro das regras estabelecidas, as pessoas mais interessantes que eu conheço não necessariamente têm as mesmas ideias que eu em relação a um monte de assuntos. O que, dependendo do desprendimento momentâneo, pode tornar a conversa um ótimo exercício de convivência ou uma chatura inenarrável.

-“Arrã... Última cerveja, tá?”

2 comentários:

  1. Pai!!
    Que absurdo!!
    A pessoa mais interessante que você conhece SOU EU!!!
    (E aposto que a "Fulada de Tal" no caso, soy yo!!!)

    ResponderExcluir