sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

CURIOSIDADES RUBRO NEGRAS - 24

 
O Vôlei do Flamengo formou sua primeira equipe profissional/feminina, no final da década de 40.

A equipe foi pentacampeã brasileira nos anos de 1948, 1949, 1950, 1951 e 1952, o que a levou ao título de Campeão dos Campeões.
A partir dessa proeza, as meninas do vôlei rubro-negro receberam o apelido de Rolinho Compressor e mereceram os elogios dados pelo técnico da época, Zoulo Rabelo. -"Jamais alguém defendeu o Flamengo com tanto amor e dedicação como estas moças."

Essa mesma equipe, formada por Carmem Castelo Branco, Marina Menezes, Leila Peixoto, Norma Telles, Maria Pequenina Azevedo, Marlene Guedes, Carmen Marques Pereira, Maria Rosa O'Shea, Lígia Cossenza, e Vilma Fernandes, foi a primeira a viajar para fora do país quando participou dos campeonatos do Peru, nos anos de 1953 e 1956, e venceu todas as partidas que disputou.

As meninas do vôlei rubro-negro mantiveram o domínio da modalidade até o final da década de 1960.

O time feminino de volei rubro negro sempre contou com grandes jogadoras e muitas delas defenderam as cores da seleção brasileira.

Na década de 70 tivemos, com o manto, jogadoras como Isabel, Jaqueline, Regina Vilela, Ana Lúcia e Ida. Em tempos mais recentes o Mengão contou com atletas apaixonadas pelo clube e brilhantes como Virna e Leila, crias da casa diga-se de passagem.

2 comentários:

  1. Acompanhei de perto, embora fosse atleta do Fluminense - natação, polo aquatico e basquete - entre 1954 e 1961.
    Vi muitos jogos dessas equipes e sempre achei engraçado o nome da Pequenina, que, aliás, jogava muito...claro, para os padrões da época. Em tempo: fui atleta do Flu, pois naquele tempo no Flamengo não se nadava e no basquete eu não teria vaga. Fui 4 vezes vice-campeão pelo Flu...campeão: claro, deca-campeão, o Mengão.
    abração
    fernando cals

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade: Maria Pequenina não combina.
      Você reconheceu alguma nessa fotos ruins?

      Excluir