sexta-feira, 5 de julho de 2013

CURIOSIDADES RUBRO NEGRAS


Com a inestimável colaboração do Fernando Lobato,
começamos hoje a séria série "Curiosidades Rubro Negras".
Contamos com as sugestões, colaborações, críticas, etc
de toda a Nação.
Segue a primeira:

O Clube de Regatas Flamengo foi fundado há 118 anos. No dia 15 de novembro de 1895. Sua primeira equipe de futebol só foi formada 17 anos depois, em 1912.

O primeiro barco utilizado pela equipe de remo do Flamengo foi a Pherusa que foi uma das mais famosas embarcações da história do remo do Flamengo.
Na prática, não foi um barco do Clube de Regatas do Flamengo já que foi comprada antes da fundação do clube. E foi roubada também antes de isso ocorrer. Mas a Pherusa foi o primeiro barco comprado pelos remadores rubro negros que já tinham ideia de fundar um grupo de remo, para que eles pudessem começar a competir.

A Pherusa necessitava de uma reforma completa e alguém indicou um armador de Maria Angu. O serviço custou duzentos e cinquenta réis e, mais uma vez, o pessoal que podia colaborar, colaborou. A manhã do dia 6 de outubro foi uma festa, pois era a data marcada para apanhar a ambicionada Pherusa.

Saíram da Ponta do Caju, na praia de Maria Angu (atual Ramos), de tarde. Mesmo com o tempo ameaçador no céu, Mário Spíndola dirigiu rumo à praia do Flamengo. Então, o primeiro grande desafio do grupo surgiu. O forte vento virou a embarcação e os náufragos tiveram que se segurar no que restou da Pherusa.
Joaquim Bahia, excelente nadador, saiu até a praia em busca de ajuda. Mas a chuva cessou e logo apareceu outro barco, o Leal, de pescadores da Penha, e fez o resgate dos jovens e da Pherusa. A preocupação passou a ser Bahia que, depois de quatro horas chegou à praia e tornou-se o primeiro herói do Flamengo.

A recuperação de Pherusa foi mais uma vez iniciada, mas quando o barco já estava sendo preparado, foi roubado e nunca mais foi encontrado. Ficou de Pherusa apenas a lembrança e o desejo de todos em fundar realmente um clube de regatas.

Um comentário:

  1. Não comentarei nada, porque sou atleticana. Galoooooooooô!!!

    ResponderExcluir