sexta-feira, 26 de julho de 2013

CURIOSIDADES RUBRO NEGRAS - 4

O Flamengo foi um dos primeiros clubes brasileiros a ter uma torcida organizada.
A "Charanga Rubro-Negra" foi criada pelo baiano Jaime de Carvalho.

Ele reuniu um grupo de pessoas e levou alguns instrumentos para um Fla-Flu no estádio das Laranjeiras em 1942.


Como o grupo era desafinado, o locutor Ary Barroso comentou:
"Isso não é banda nem aqui nem no caixa-prego. É uma charanga".
O apelido pegou.

A Charanga sofreu resistências por parte do meio esportivo. Isto porque a desafinação revelou-se um recurso estratégico não só para apoiar ao time do Flamengo como para atrapalhar a concentração dos adversários, já que a Charanga se posicionava estrategicamente atrás do gol adversário, atrapalhando assim o goleiro rival.

Em um jogo contra a equipe do São Cristovão, quando o Flamengo fez o seu quarto gol, o goleiro do time adversário, perdeu a paciência e foi reclamar com o juiz sobre a torcida, que o perturbava atrás do gol.
O juiz ordenou a retirada imediata do local e o caso terminou na justiça desportiva. Além de anular a partida, alguns dirigentes queriam banir a Charanga em definitivo dos jogos. Alguns adversários chegaram a dizer que aquela bossa de grupos musicais nos estádios do Rio “era a maior chatice descoberta pelo homem”. Mas a proibição não foi atendida pelo presidente da Federação Metropolitana de Futebol, Vargas Neto.

No final da década de 60, Jaime adoeceu. Antes de falecer por um câncer no dia quatro de maio de 1976, Jaime passou a liderança da torcida à sua mulher, Laura, que manteve ativa a Charanga até a década de 80.

Nenhum comentário:

Postar um comentário